06/12/2018 às 18h30min - Atualizada em 06/12/2018 às 18h30min

População de Alcinópolis elege Turismo o eixo principal do Cidade Empreendedora

Nathália Barbosa
Assecom/Prefeitura de Alcinópolis

Até o final de 2019, o Turismo será o setor prioritário a ter ações de estímulo à economia realizadas por meio do Cidade Empreendedora, programa criado pelo Sebrae e trabalhado em parceria com a Prefeitura Municipal com o fundamental envolvimento da sociedade.

A decisão foi tomada pela própria população, após oficina promovida na noite desta quarta-feira (05) no Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente, na qual foram definidos os pontos fortes e fracos do município, e as oportunidades e ameaças existentes. Segundo o prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva, eleger esse foco de atuação com a colaboração de todos “é base para o desenvolvimento do município”.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento, Bruna Barbosa, no momento em que tantos municípios não acreditam no turismo, Alcinópolis escolheu exatamente este segmento para investir. "Acredito que encontramos o nosso caminho e agora é trabalhar, em parceria com a comunidade, empresários, comerciantes, pecuaristas e pequenos produtores para alcançarmos os objetivos tão sonhados por todos nós", disse.

Edilson Cotonett, membro da diretoria da ACEPAN, que tem como foco desenvolver o turismo de forma regional, ressaltou que nada melhor que Alcinópolis ser o município pioneiro em eleger o turismo como eixo principal para impulsionar o desenvolvimento do município, não só na questão de ecoturismo ou turismo de aventura, mas principalmente do turismo arqueológico.

Cotonett, que também trabalha na rede hoteleira de Alcinópolis, ressaltou que há muito a se explorar em ações e eventos relacionados à cultura local.  "Eu vejo o turismo como uma vocação de Alcinópolis e percebo que o turismo de evento também tem um espaço importante pela questão da nossa pecuária", disse.

A partir de agora, o próximo passo é elaborar um Plano de Desenvolvimento Econômico – evento pré-agendado para o dia 28 de janeiro, também através de uma dinâmica que envolva representantes do Turismo e dos demais segmentos impactados – Comércio, Serviços, Agricultura Familiar, entre outros.

“O passo mais significativo deste programa é dado quando as pessoas de fato se apropriam das ações e tornam-se protagonistas das mudanças necessárias para o desenvolvimento local”, ressaltou Tito Estanqueiro, diretor de operações do Sebrae/MS, durante o lançamento do programa.

Alcinópolis é conhecida como a Capital Estadual da Arte Rupestre, tendo como destaque gravuras e pinturas em pedras, datadas de milhares de anos; com pontos turísticos que impressionam pela conservação dos registros históricos, com destaque para os sítios arqueológicos Templo dos Pilares e Pata da Onça.

De acordo com o último censo do IBGE, o município apresenta o 24º PIB per capita do estado, possui uma das menores populações, com pouco mais de 4.500 habitantes; porém, apresenta crescimento tanto populacional, de 1,88% ao ano, quanto de empresas (7,39%).

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa Cidade Empreendedora e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »