27/12/2018 às 20h05min - Atualizada em 27/12/2018 às 20h05min

IPTU e IPVA: saiba se é melhor pagar à vista ou parcelar

Educador financeiro ajuda a esclarecer as dúvidas do contribuinte

Mariane Chianezi
midiamax

Todos os anos os moradores têm duas contas que costumam desequilibrar as finanças: o IPTU e o IPVA. Para orientar os contribuintes a não se enrolar na hora dos pagamentos, um educador financeiro esclarece qual a melhor maneira de pagar essas contas, a vista ou parcelado.

Reinaldo Domingos, doutor em educação financeira e apresenta o canal do YouTube ‘Dinheiro à Vista’, afirma que primeiramente a moradora deve saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor.

Se for a primeira ou segunda opção, Domingos explica que dificilmente o morador conseguirá fazer o pagamento à vista, restando apenas o caminho do parcelamento.

“Lembrando que se deve evitar ao máximo recorrer a empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra maneira de crédito do mercado financeiro, pois isso apenas se tornaria uma bola de neve, devido aos juros altíssimos cobrados”, orienta.

Caso a situação financeira esteja mais confortável, onde o contribuinte tenha uma reserva financeira, Domingos orienta que o pagamento seja feito à vista, pois o contribuinte pode ter desconto de 3% a 4% no IPTU e IPVA.

“É importante lembrar dos compromissos futuros; muitas pessoas se deixam levar pelo bom desconto e acabam esquecendo que haverá outras contas a serem pagas naquele mesmo mês ou nos próximos”.

Apesar da dica, o educador financeiro também explica que, é sempre bom tomar cuidado para não pagar a conta vista apenas para ter o desconto e acabar não tendo dinheiro suficiente para quitar outros débitos. Por tanto, é sempre bom ter uma reserva financeira.

“Isso evita problemas como esse e nos deixa mais seguros, em caso de imprevistos. Enfim, com planejamento, é possível terminar e começar o ano com segurança de uma vida financeira saudável e muitas realizações”, finalizou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »