15/01/2019 às 14h50min - Atualizada em 15/01/2019 às 14h50min

Médicos do Hospital Regional de Coxim paralisam atividades por falta de pagamentos do Governo do Estado

Maikon Leal
CoximAgora

Os médicos do corpo clínico do Hospital Regional Álvaro Fontoura Silva, decidiram paralisar suas atividades nesta segunda-feira (14).

O motivo é a falta de pagamento por parte da instituição, segundo um comunicado emitido na última segunda-feira (07), os médicos não recebem seus salários desde o mês de outubro de 2018.
 

Na semana passada, foi feita uma reunião com a direção do Hospital Regional de Coxim juntamente com o secretário de saúde Franciel Luiz de Oliveira, onde ficou decidido que seriam suspensos os serviços eletivos das especialidades e do Pronto Socorro, incluindo também, atendimentos das cidades da região Norte, como as vagas reguladas.
 

No entanto, somente o serviço de urgência e emergência do município de Coxim seriam mantidos até que os pagamentos em atraso fossem efetuados.
 

Ainda segundo o comunicado, caso o pagamento do mês de dezembro não seja feito até o próximo dia 30 de janeiro, a paralisação será mantida.
 

Segundo os médicos, a situação fere o Código de Ética Médica, pois para exercer a medicina com honra e dignidade, o médico necessita ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa.
 

Além disso, é direito do médico suspender suas atividades individualmente ou coletivamente, quando a instituição publica ou privada para a qual trabalha não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não remunerar digna e justamente, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo comunicar imediatamente sua decisão ao Conselho Regional de Medicina.
 

Em entrevista ao Coxim Agora, o secretário de saúde de Coxim informou que já esteve reunido com o Secretário de Saúde do Estado Geraldo Rezende, onde foram apresentados todos os débitos existentes do Governo do Estado junto ao Hospital Regional de Coxim, que somados equivalem a R$857.634,45.
 

Ainda de acordo com Franciel, o pagamento já estaria empenhado desde sexta-feira (11), mas até o momento, não caiu na conta da FESP (Fundação Estatal de Saúde do Pantanal).
 

Nesta terça-feira (15), o secretário Franciel Oliveira estará novamente e em Campo Grande para tratar melhor dessa situação com o secretário de saúde do estado.
 

Franciel informou que nos casos de atendimento de não urgência e emergência, a população de Coxim pode procurar uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, nesta unidade haverá um médico que realizará todo atendimento adequadamente, até que a situação do Hospital Regional se normalize


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »