21/01/2019 às 17h05min - Atualizada em 21/01/2019 às 17h05min

Equipamentos de última geração adquiridos para a Saúde de Costa Rica já beneficiam outros municípios da região

ÂNGELA BEZERRA
MS TODO DIA

Um município em expansão, Costa Rica tem se tornado referência nacional em praticamente todas as áreas. Na saúde não poderia ser diferente. Além de prestar atendimento de qualidade para toda população costarriquense, a Secretaria Municipal de Saúde já começou a atender pacientes de outros municípios da região.

O projeto de abrir as portas para beneficiar outras cidades quanto a realização de exames de tomografia e mamografia partiu do Prefeito Municipal Waldeli dos Santos Rosa e foi anunciado durante uma entrevista exclusiva feita pelo MS Todo Dia com Secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal.

“Os equipamentos foram entregues em novembro de 2018 e recentemente realizamos uma reunião com os municípios circunvizinhos para ajudá-los nesta parte, desafogando o sistema de saúde de cada um” comentou Adriana.

De acordo com a secretária, graças a aquisição do Tomógrafo, Costa Rica conseguiu reduzir significativamente a quantidade de encaminhamentos para Campo Grande e em casos mais graves, o paciente já segue com o diagnóstico. O equipamento realiza todos os tipos de tomografia computadorizada.

“Reduzimos muito o número de encaminhamentos de pacientes para Capital, já que com o tomógrafo de última geração, uma equipe devidamente treinada e pronta para atender, conseguimos os resultados dos exames em apenas 2 horas, apontando se realmente há necessidade de transferência para uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por exemplo, já que nosso município não conta com esse tipo de leito devido a incompatibilidade no índice de UTI por habitante” destacou Adriana.

Segundo ela, o tomógrafo foi adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde, graças ao empenho da Prefeitura Municipal, através de emendas parlamentares do Senador Moka e do Ministro Marum, além da participação de todos os vereadores de Costa Rica.

Ainda conforme Adriana, outro equipamento que vem beneficiando mulheres de Costa Rica e região é o Mamógrafo com estereotaxia digital, um aparelho capaz de localizar especificamente a área que será biopsiada. Apenas Campo Grande e Costa Rica possuem equipamentos mais modernos deste tipo no Mato Grosso do Sul.

“Antes as pacientes precisavam enfrentar uma longa espera para realizar um procedimento desse tipo, agora com este equipamento já é feita a assepsia da mama que aponta se o nódulo é maligno ou benigno. Este foi presente do nosso prefeito Waldeli, anunciado durante a campanha do Outubro Rosa, através de emendas do deputado que hoje é secretário de saúde de MS, Geraldo Resende, com apoio da Câmara Municipal”  enfatizou a secretária.

FROTA RENOVADA

Adriana destacou ainda a conservação e renovação da frota de veículos da Secretaria de Saúde.

“Realizamos constantemente a manutenção preventiva da nossa frota de remoção médica e hospitalar adquirida entre 2014 e 2015, que tá praticamente nova e este ano já adquirimos duas ambulâncias UTIs Mercedes Benz, completamente equipadas. Uma delas inclusive se destaca no setor de saúde pela avançada tecnologia, performance e qualidade, principalmente quanto ao espaço interno maior que as demais. O veículo propicia conforto e segurança para os pacientes, inclusive neonatais,  e também praticidade e comodidade aos profissionais de saúde”

Conforme a secretária, Costa Rica conta atualmente com quatro ambulâncias que asseguram agilidade, conforto e segurança no socorro de urgência e de emergência.

FONTE: MS TODO DIA 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »