16/05/2019 às 16h11min - Atualizada em 16/05/2019 às 16h11min

Delegado de Costa Rica recebe homenagem da Câmara de Alcinópolis por contribuir na luta contra a violência doméstica

Alexandro Mendes de Araújo ministrou palestra à população alcinopolense no dia 23 de abril

Redação
MS TODO DIA

O delegado Alexandro Mendes de Araújo, titular da Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, foi homenageado nesta quinta-feira, com uma Moção de Aplauso enviada pela Câmara Municipal de Alcinópolis. A homenagem foi entregue pelo comandante da Polícia Militar de Alcinópolis, o terceiro sargento Luiz César Ferreira de Melo, como forma de agradecimento pela contribuição do delegado no combate à violência doméstica por meio de palestra com grande público realizada no dia 23 de abril, à população alcinopolense.

“Este reconhecimento nos estimula a seguir adiante neste trabalho de prevenção e conscientização sobre a violência doméstica”, disse o delegado. O comandante Melo, por sua vez, destacou que a palestra surtiu efeito e que o número de denúncia por parte das vítimas chegou a aumentar. “As pessoas têm procurado mais a gente, em buscas de informações e com interesse em denunciar agressores. Geralmente, as vítimas ficam deprimidas e com medo de denunciar, mas depois da palestra, entenderam a importância da denúncia”, disse.

O delegado explicou que a palestra realizada em Alcinópolis é desdobramento das ações de polícia comunitária desenvolvidas em Costa Rica. Ele ressaltou ainda que o tema emerge com grande preocupação neste momento, uma vez que as inovações do legislativo se tornam ainda mais rigorosas contra crimes praticados no contexto doméstico e familiar, em um momento em que casos de feminicídio e descumprimento de medidas cautelares têm crescido, colocando o Brasil como destaque negativo quando o assunto é violência.

“Apenas a ação dos órgãos estatais em suas atividades típicas, como Legislativo, o Judiciário, o Ministério Público e a ação rigorosa das polícias tem se revelado insuficiente para enfrentar a questão da violência doméstica. E com este propósito, temos desenvolvido na comarca de Costa Rica a filosofia de polícia comunitária que, dentre outras atividades, dá palestras e entrevistas sobre o assunto, com o objetivo de conscientizar os moradores e prevenir este tipo de violência que tanto tem levado sofrimento às famílias”, disse.

Alexandro ressaltou ainda que, neste sentido, a informação tem sido o meio mais eficaz. “A conscientização é o melhor caminho para evitarmos tantas tragédias, a exemplo no mês de março, que se comemora o Mês da Mulher, tivemos três tragédias em nossa região. Uma no dia 11, em Alcinópolis, outra no dia 17 de março, em Costa Rica, e uma no dia 31, em Chapadão do Sul. Em todos os casos, notamos que aqueles que deveriam ser companheiros e zelar pela segurança das vítimas, foram as pessoas que as mataram”


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »