17/06/2019 às 11h24min - Atualizada em 17/06/2019 às 11h24min

Escola Municipal de Alcinópolis realiza projeto de reciclagem do óleo de cozinha usado

A ação foi realizada através do projeto “Sabão Ecológico, Cidadania e Sustentabilidade” e contou com o apoio da USE, Cidade Empreendedora do SEBRAE e Prefeitura Municipal de Alcinópolis.

DA REDAÇÃO
virou noticia ms

No último dia 10 de junho , Com a intenção de realizar um trabalho de conscientização e preservação do meio ambiente os professores da Escola Municipal Alcino Carneiro, Evaldo Valério 5º Ano A e profª Rosenir Gomes Caetano Pinto, 5º Ano B com a coordenação da professora Carina Marques desenvolveram, com suas respectivas salas, o projeto “Sabão Ecológico Cidadania e Sustentabilidade” que tem como objetivo principal dar um destino correto ao óleo de cozinha usado.
 

Com  apoio da Organização Não Governamental USE (União Social Ecológica), o projeto que faz parte do programa Cidade Empreendedora do Sebrae e prefeitura de Alcinópolis MS,   se dividiu em duas etapas, sendo a primeira uma palestra com os voluntarios da USE, Mario e Valdei Papa Óleo. Como ele mesmo se intitula, o palestrante de uma forma bem descontraída interagiu com os alunos do   4º ao 9º ano  trazendo  dados assustadores sobre o reaproveitamento do óleo usado. Segundo pesquisas, 97,5% do óleo de fritura usado no Brasil estão nas residências e são descartados no ralo do pia, do banheiro ou diretamente no solo.

Um litro de óleo descartado no solo ou colocado junto com o lixo orgânicos que vai direto para o aterro sanitário da cidade contamina um milhão de litros de água, e, quando despejado no ralo da pia ou do banheiro causam transtornos, entupindo os canos de esgoto da residência e até mesmo da rede de esgoto externa, causando problemas para toda a comunidade e gastos para a empresa de saneamento da cidade.

Terminada a palestra foi a vez de partir para a prática e demonstrar aos alunos como é possível preservar o meio ambiente e ainda gerar renda. Os produtos, sabão líquido e em barras, obtidos através do projeto, serão utilizados na escola municipal. Na oportunidade os alunos participantes da ação foram incentivados a produzirem mais produtos para serem vendidos na feira do empreendedorismo.
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »