05/08/2019 às 08h55min - Atualizada em 05/08/2019 às 08h55min

Com fim das alianças, siglas correm para ter chapas fortes de vereadores

Partidos já estão iniciando novas filiações e buscando lideranças de outras legendas, para reforçar times

Leonardo Rocha
campograndenews
Vereadores de Campo Grande, durante sessão na Câmara Municipal (Foto: Divulgação/CMCG)
Com mudança na regra eleitoral, que proibiu as alianças proporcionais, os partidos já começaram a preparar as chapas “puras” de vereadores, ou seja, sem se aliar com outras legendas, para eleger seus representantes. Para isto estão fazendo novas filiações, buscando trazer lideranças políticas e até lançando pré-candidatos a prefeito.

Com 43 prefeitos e 162 vereadores, o PSDB também já colocou a questão entre as prioridades do ano que vem, tanto que vai promover filiações em diferentes regiões do Estado, além de tentar trazer novas lideranças ao longo do ano e durante a janela partidária, no ano que vem. “Agora é chapa pura, por isto temos que reforçar o partido no interior do Estado”, disse o presidente regional, Sérgio de Paula.

O MDB também segue no mesmo caminho, tendo como principal articular o ex-governador André Puccinelli, que está cumprindo nos últimos meses várias agendas no interior do Estado. “Intenção é formar boas chapas de vereadores, além de lançar candidatos a prefeito”, explicou o líder do partido na Assembleia, o deputado Márcio Fernandes (MDB).

Com mais prefeitos e vereadores, PSDB quer montar chapas fortes para 2020 (Foto: Fernando Antunes - PSDB)

Com mais prefeitos e vereadores, PSDB quer montar chapas fortes para 2020 (Foto: Fernando Antunes - PSDB)

Com mais prefeitos e vereadores, PSDB quer montar chapas fortes para 2020 (Foto: Fernando Antunes - PSDB)

Estratégia - Alguns partidos querem lançar candidatos a prefeito, justamente para fortalecer as chapas de vereadores. Entre eles o PDT, Solidariedade, PP e PSL. “O partido me pediu para disputar (prefeitura) justamente para fortalecer a chapa de vereadores, dando espaço para a legenda”, disse o deputado Lucas de Lima (SD).

Por seguir em “chapa pura” nas últimas eleições, não vai grandes mudanças para o PT, que na última eleição municipal, já tinha lançado o grupo de vereadores sem alianças na Capital, só vai ter que organizar melhor no interior. “Tem cidades que vamos precisar reforçar, mas aqui já estamos acostumados”, disse o deputado Cabo Almi (PT).

Na atual Câmara Municipal (Campo Grande), o PSDB tem amplo domínio, com seis vereadores, além de dispor do presidente da Casa de Leis, João Rocha (PSDB). Depois aparece o PP e PSB com três (vereadores), seguido por PRB, PSD, Solidariedade, PDT e MDB, com dois representantes. Já o PT, DEM, PMN, Rede, Pros, PTB e Avante tem apenas um cada.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »