30/10/2019 às 16h18min - Atualizada em 30/10/2019 às 16h18min

"Bolsonaro sentiria vergonha": Contar critica colegas e provoca polêmica

Ele acusou Carlos Alberto David de trabalhar nos bastidores para abrir conselho de ética contra ele

Marta Ferreira e Leonardo Rocha
campograndenews

Das duas horas de duração da sessão da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (30), quase 40 minutos foram gastos com polêmica iniciada pelo deputado estadual Renan Contar (PSL), que acusou o único colega de partido, Carlos Alberto David, de movimentar-se nos bastidores pela abertura de conselho de ética para investigar suas atitudes. Na tribuna, o parlamentar de primeiro mandato também chegou a dizer que o presidente Jair Bolsonaro sentiria “vergonha do que está acontecendo aqui”.

Segundo ele, gente eleita sob as mesmas bandeiras do presidente, entre as quais citou combate à corrupção e transparência, está agindo diferente. “Não é isso que o eleitor do Bolsonaro espera”, disparou. Em Mato Grosso do Sul, o presidente teve mais de 65% dos votos no ano passado.

A fala de Contar não deu nomes de deputados. A única citação direta foi ao “colega de partido” na Assembleia e como só David é do PSL, ficou subentendido. Mas as palavras em tom crítico se ampliaram e acabaram provocando discussão acalorada com dois parlamentares, Lídio Lopes (Patri) e Zé Teixera (DEM).

O clima azedou quando Contar, sob pretexto de divulgar seu trabalho para o eleitorado cativo, declarou ser “não fazer igual aos outros deputados”. Zé Teixeira pediu a palavra e questionou Contar. “Ele falou que não faz o que os outros fazem, então ele tá querendo dizer que nós fazemos algo de errado. Isso levanta uma suspeita, ele tem que falar o que a gente faz de mal feito, que ele não faz”, discursou.

O deputado do PSL voltou à tribuna e tentou emendar. “O que eu tô querendo dizer é que vou seguir as minhas convicções, e estão dizendo que faço politicagem”, declarou.
“Em nenhum momento estou dizendo que vocês estão fazendo algo de errado”, reforçou.

Renan Contar provocou polêmica ao dizer que é diferente dos outros deputados. (Foto: Leonardo Rocha)

Renan Contar provocou polêmica ao dizer que é diferente dos outros deputados. (Foto: Leonardo Rocha)

Renan Contar provocou polêmica ao dizer que é "diferente" dos outros deputados. (Foto: Leonardo Rocha)

Lídio Lopes também entrou no debate e disse não aceitar ser “cobrado nem em redes sociais, com foto na internet”. Completou afirmando que “não é no grito e na pressão que vou assinar abertura de CPI. Ninguém vai me pressionar”.

A fala de Lidio Lopes tem relação com o início da discórdia, ontem, quando o parlamentar reclamou de publicações nas redes sociais com foto e nome dos deputados que não apoiaram a criação de CPI para investigar os aumentos das contas da Energisa, responsável pelo abastecimento em 74 municípios de Mato Grosso do Sul.
 

Contar, em resposta, disse não ser o responsável, nem ninguém de seu gabinete, tanto na tribuna quanto na entrevista aos jornalistas. Na tribuna, antes de ser questionado pelos colegas, defendeu a liberdade de manifestação e de proposições na casa, negando agir com interesses nas eleições futuras. “Midiático é aquele parlamentar que sobe nas tribunas, faz discurso alto, bonito grosso, trazem fotos e fatos, mas nada de concreto fazem”.

“Não sou responsável pela opinião pública”, declarou, sobre as postagens na internet. “Tem deputado aqui que fala que tem couro grosso, ele que se entenda com seu eleitor”

A respeito do risco de abertura de conselho de ética citada na tribuna e confirmada na entrevista , disse não haver nada oficial ainda, apenas conversas de corredor. O deputado Carlos Alberto David disse, por meio da assessoria de imprensa, estar focado no mandado e por isso não vai comentar as declarações. Ele não estava na sessão. Havia menos de 10 parlamentares, na hora que houve esta discussão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »