03/12/2019 às 11h40min - Atualizada em 03/12/2019 às 11h40min

Delegados escolheram MS para construir carreira e firmaram raízes em Costa Rica

Nesta terça-feira, 3 de dezembro, é comemorado o dia do Delegado de Polícia

Da redação
MSTODODIA

Cleverson Alves dos Santos e Alexandro Mendes de Araújo realizaram em Mato Grosso do Sul o sonho de se tornarem delegados de polícia. Eles deixaram suas cidades de origem em busca de uma oportunidade na Segurança Pública e hoje, servidores da Polícia Civil, exercem suas funções em Costa Rica, cidade que os acolheu. As histórias de ambos são parecidas, baseadas em muita dedicação e foco na realização do objetivo. 

Atualmente titular da delegacia da do município, Cleverson veio da Bahia e é delegado há 10 anos. Ele é natural de Itapetinga (BA) e foi influenciado pela família. “Meu padrasto é PM e meu tio que faleceu em combate também era policial”, disse. Aos 18 anos, ingressou na PM da Bahia, onde permaneceu por cinco anos. Em seguida, ingressou na PM do Distrito Federal, e por lá permaneceu por 14 anos, até ser aprovado para o concurso de delegado.


 Delegado Cleverson Alves dos Santos

“Na verdade eu passei em três concursos, incluindo também Minas Gerais e Rio Grande do Norte, mas escolhi Mato Grosso do Sul por conta da estrutura”, disse ele, que está em sua segunda passagem por Costa Rica. “Fiquei seis anos aqui, depois quatro anos fora e retornei. Tenho ligação muito forte com esta cidade. É algo que não se explica. Fui bem acolhido e vi que as pessoas aqui gostam da polícia, pois me paravam na rua para agradecer”, disse ele, demonstrando gratidão pelo carinho. “Isso foi fundamental”.

Alexandro, por sua vez, é natural de Itaguajé, no Paraná. Foi criado em Uberlândia (MG) e em 2010 decidiu que seria delegado de polícia e estudou muito para isso. Foram três anos de dedicação e em 2013 foi aprovado no concurso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. “Também fui aprovado para a polícia de Goiás e do Pará, mas tive o privilégio de escolher Mato Grosso do Sul porque fiquei encantado com o estado”, afirmou.


Delegado Alexandro Mendes de Araújo

Em 2014, assumiu o cargo lotado na cidade de Cassilândia, e no ano seguinte, mais precisamente no dia 14 de setembro de 2015, foi transferido para Costa Rica. “É uma cidade sensacional, na qual pude realizar minha atividade em sua plenitude, uma vez que por mais de quatro anos respondi pela titularidade da DP, com totais condições para realizar meu trabalho. Isso foi fruto da eficiência de minha equipe e do apoio dado pelo poder público e pela sociedade”.

“Nossa principal função é aplicar a lei. O delegado é o primeiro garantidor dos direitos fundamentais, inclusive dos infratores da lei. É o servidor que vai avaliar se determinados fatos são ou não de relevância penal e, caso haja crime, vai adotar as providências previstas na legislação constitucional e processual penal”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »