05/08/2015 às 16h05min - Atualizada em 05/08/2015 às 16h05min

CBDA explica saída de Cielo do Mundial: “A lesão pode agravar”

Diretor-executivo da Confederação lamenta corte do principal nome da equipe brasileira, mas diz que é importante preservar o atleta: "Não temos muito o que fazer"

G1
Cesar Cielo deixa a semifinal dos 50m borboleta em Kazan (Foto: Satiro Sodré/SSPress)

Cesar Cielo até que tentou. Mesmo com uma lesão no ombro, revelada em seu primeiro dia de disputas na Rússia, nadou as eliminatórias, semifinais e final dos 50m borboleta. Porém, com tempos acima do esperado e apenas a sexta colocação na prova, viu que não daria mais para continuar no Mundial. Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) confirmou que o principal nome da equipe não disputará a outra prova prevista, os 50m livre, marcada para sexta-feira. A informação foi publicada em primeira mão pelo comentarista SporTV e blogueiro do SporTV.com, Alex Pussieldi. Segundo o diretor-executivo da entidade, Ricardo de Moura, continuar na competição seria um sacrifício desnecessário.

- O problema médico, não temos muito o que fazer. Se fosse o final da trilha... mas não é. Se pode prejudicar o caminho, aí para. Não faz sentido. A palavra do médico é importante. A lesão pode agravar. Agravou ao longo do período aqui. Então, nem tem o que discutir. Para quê forçar? Primeiro é nadar sem ter condições físicas e clínicas ideais. Então, não tem muito o que fazer, não. É uma situação e acabou. Foi resolvido. Foi melhor para o atleta e para todo mundo - afirmou Ricardo de Moura.

Cielo chegou a Kazan reclamando de dores no ombro esquerdo. Há mais de um mês, antes da disputa do Aberto da França, o atleta vem sentindo um desconforto por causa da lesão. Segundo o médico da Confederação, Gustavo Magliocca, o nadador tem uma inflamação no tendão supra-espinhal.

- Essa lesão foi evoluindo à medida que ele nadava. Ontem tivemos 24 horas de repouso e pudemos observar melhor a evolução da lesão. Optamos em fazer um ultrassom do ombro que mostrou que o processo inflamatório era maior e um pouquinho mais avançado do que a gente imaginava, acrescentando outros diagnósticos à hipótese inicial médica. Considerando o estado físico dele, o pouco tempo que tínhamos aqui e, principalmente, o foco nos Jogos Olímpicos Rio 2016, optamos pelo corte neste momento para preservá-lo e iniciar o mais rápido possível a reabilitação desse ombro - explicou o médico em nota publicada pela CBDA.

O nadador deixou Kazan nesta manhã e está retornando para o Brasil para realizar novos exames e aprofundar o tratamento da lesão. A prova de 50m livre contará apenas com Bruno Fratus.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »