06/04/2020 às 08h10min - Atualizada em 06/04/2020 às 08h10min

Muito além da laranja, vitamina C é capaz de turbinar imunidade

Acerola, caju e mamão tem mais concentração de vitamina C do que a tradicional laranja

NAIANE MESQUITA
Correio do Estado
Suco de mamão tem mais vitamina C que a laranja - Divulgação

A preocupação com uma imunidade forte surgiu desde que o coronavírus se tornou altamente transmissível no mundo. Na corrida para fortalecer o corpo, o ideal é investir em uma alimentação saudável, com muita vitamina C e pouco açúcar. 

De acordo com a nutricionista Luciane Gonzalez, a alimentação rica em vitamina C é capaz de turbinar a imunidade do corpo e auxiliar no combate não só do coronavírus, mas de outras enfermidades. “Estando com nosso corpo bem alimentado poderemos ficar assintomáticos e sem interferência dele [coronavírus] na nossa vida. Por isso, faça uma alimentação rica em vitamina C, com a quantidade de proteínas necessárias, verduras, legumes, o santo arroz com feijão e poucos alimentos inflamatórios, como os açúcares”, explica. 

A vitamina C também tem o poder de diminuir as chances do quadro evoluir para uma pneumonia, além de auxiliar no combate as doenças cardiovasculares, nos olhos e até no envelhecimento precoce da pele. 

Porém, ao contrário do que muita gente pensa, a laranja - cerca de 40 mg em 100 gramas de fruta - não é a principal responsável pelo nutriente, que aparece em maior quantidade na acerola, no caju e até no mamão. 

Confira a lista com frutas ricas em vitamina C, preparada pela nutricionista Luciane Gonzalez:

1.           Acerola crua – 941 mg em 100g

2.           Acerola polpa congelada – 623 mg em 100g

3.           Caju cru – 219 mg em 100g

4.           Caju suco concentrado envasado – 138 mg em 100g

5.           Caju polpa congelada – 119 mg em 100g

6.           Mexerica rio cru – 112 mg em 100g

7.           Mamão papaia cru – 82 mg em 100g

8.           Mamão formosa cru – 78mg em 100g

9.           Goiaba vermelha com casca – 80 mg em 100g

10.         Laranja Pêra suco – 73,3 mg em 100 ml

11.         Kiwi suco – 70 mg em 100 g

12.         Manga Palmer cru – 65 mg em 100g

13.         Morango cru – 63 mg em 100g

14.         Limão Taiti cru – 38mg em 100g

15.         Banana nanica cru – 28 mg em 100g

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