05/05/2020 às 07h44min - Atualizada em 05/05/2020 às 07h44min

Pesquisadores descobrem anticorpo que bloqueia coronavírus

Testes em humanos ainda serão necessários

GLAUCEA VACCARI
Correio do Estado

Grupo de cientistas da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed, nos Países Baixos, identificaram, em laboratório, anticorpo humano que consegue impedir a infecção pelo novo coronavírus Sars-Cov-2. Descoberta foi publicada nesta segunda-feira (4) na revista científica Nature Communications.

Estudo ainda é preliminar e ainda não foi testado em humanos, mas segundo a publicação, o anticorpo pode ajudar a prevenir ou tratar a covid-19, incluindo outras doenças relacionadas.

Pesquisa foi focada em anticorpos conhecidos por combaterem o Sars-Cov e, em laboratírio, a molécula 47D11 teria neutralizado o Sars-Cov-2, impedindo o coronavírus de infectar células.

O 47D11, nome científico da molécula, teria neutralizado o novo coronavírus. Entretanto, segundo os pesquisadores, o processo de ação ainda é “desconhecido” e, por isso, existe a necessidade de novos estudos in vitro.

"Esse anticorpo neutralizante tem potencial para alterar o curso da infecção no hospedeiro infectado, apoiar a eliminação do vírus ou proteger um indivíduo não infectado que é exposto ao vírus", afirmou Berend-Jan Bosch, líder da pesquisa, em comunicado.

Apesar dos resultados iniciais, cientistas afirmam que ainda são necessários mais estudos in vitro e avaliar se o anticorpo é capaz de proteger ou reduzir a gravidade da Covid-19 em humanos, mas as expectativas são positivas para a viabilização de um tratamento.

"Acreditamos que nossa tecnologia pode contribuir para atender a essa necessidade de saúde pública mais urgente e estamos buscando várias outras vias de pesquisa", disse um dos pesquisadores, Jingsong Wang.

Link