02/06/2020 às 08h19min - Atualizada em 02/06/2020 às 08h19min

Prefeitura de Alcinópolis utiliza gêneros da agricultura familiar para compor “KIT VERDURA”.

A iniciativa é mais uma ação do município de Alcinópolis para promover o desenvolvimento local e sustentável e garantir o direito a uma alimentação adequada.

Da redação
Assecom Alcinópolis

 

A prefeitura por meio das secretarias de Educação, Assistência Social e Desenvolvimento Econômico promovem a entrega do KIT VERDURA que consiste em cesta de produtos produzidos pelos agricultores familiares e, são doados para 45 famílias que possuem alunos matriculados na rede de ensino, nesse período de pandemia do coronavírus com a suspensão das aulas.

O Kit Verdura é uma complementação do Kit Merenda Escolar garantindo uma alimentação saudável para os moradores em situação de vulnerabilidade, que em algumas situações contam com a merenda escolar para alimentação dos filhos, seguindo os critérios de avaliação da Proteção Social Básica às famílias dos alunos encaminhados pela Secretaria Municipal de Educação. Com apoio do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), através da ATA nº 15 e Resolução nº 16, ambas de 11 de maio de 2020.

Foram distribuídos dois tipos de kit Verdura, conforme a composição familiar de aluno, sendo um kit com 07kg e o outro com 11kg, adquiridos dos produtores locais, da agricultura familiar com recursos da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Como o agricultor familiar pode participar?

A prefeitura realiza as compras públicas por meio de chamadas exclusivas para a participação dos agricultores familiares.

Para participar o agricultor familiar precisa: Possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, tirar uma cópia do CPF, declarar que a produção é própria e apresentar um projeto de venda que indique quais os produtos que tem intenção de vender.

Cada agricultor pode vender até R$ 20 mil reais para a assistência social e mais R$ 20 mil para as escolas municipais, por ano.

Como as famílias vão receber os KIT VERDURA?

Uma equipe da secretaria de Educação entra em contato com as famílias de alunos matriculados na rede municipal de ensino e verifica a necessidade daquela família. Após isso é realizado um planejamento da quantidade de produtos e quantidade de KITs VERDURAS a serem montados.

Com essa análise dessa informação a Secretaria de Desenvolvimento comunica os agricultores sobre a quantidade e os produtos que serão adquiridos.

Atualmente o KIT VERDURA é composto de: mamão, banana, abobrinha, mandioca, alface e melancia e são produzidos por 04 agricultores familiares do município de Alcinópolis e os KITs são distribuídos quinzenalmente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »