10/07/2020 às 14h56min - Atualizada em 10/07/2020 às 14h56min

Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do Teste da Linguinha em recém-nascidos

Da redação
Assecom Alcinópolis
O teste da linguinha é um exame padronizado que tem como objetivo diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.
De acordo com a Lei n 13.002/2014 é obrigatória à realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês em todos os hospitais e maternidades do Brasil.
Para que a função de sucção no seio materno ocorra de maneira natural, o recém-nascido deve apresentar coordenação dos reflexos orais, vedamento labial e adequada movimentação de língua.
A habilidade de distensão da língua é fundamental durante a extração do leite dos ductos mamilares, bem como os movimentos da mandíbula, o ritmo de sucção, as pausas alternadas e a coordenação entre movimentos de sucção, deglutição e respiração.
O atendimento é feito pela fonoaudióloga Grace Kelly na Unidade Básica de Saúde (UBS) é de livre demanda, fazendo o teste do pezinho já procura o setor de fonoaudiologia para a realização do teste da linguinha.
Maiores informações no telefone 3260 1188.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »