13/09/2020 às 09h45min - Atualizada em 13/09/2020 às 09h45min

Prefeitura de Alcinópolis solicita e 47º BI chega para ajudar no combate a incêndio em Parque Estadual

Fogo ja atingiu mais de 10.000 hectares

Da Redação

 
Com 86 homens sob o comando do Coronel Giron o 47º Batalhão de Infantaria do Exercito de Coxim chegou agora cedo 13/09 ao município de Alcinópolis para ajudar no combate ao fogo que esta destruindo parte do Parque Estadual Nascentes do Taquari e pastagens das fazendas localizadas em torno do parque que fica na divisa dos municípios de Alcinópolis e Costa e Rica. Na ação que é desenvolvida entre os dois municipos estão sendo usados maquinarios das prefeituras e produtores e aeronaves locadas pelas duas administrações.


Logo após rápida reunião em frente à prefeitura para ficar a par da situação, o comandante do 47 BI seguiu com a tropa com destino ao local que arde em chamas ha vários dias e que tem mobilizado mais de 60 homens, entre eles brigadistas da região, pecuaristas, agricultores e vários voluntários que lutam incansavelmente contra um fogo que segundo estimativas preliminares já destruiu mais de 10.000 ha (hectares) de cerrado e pastagens em torno do Parque.  

Fogo Parque Estadual e Região
 
 
Para que o 47 BI chegasse ao município foi necessário a intervenção da administração municipal de Alcinópolis que em contato com a ministra da agricultura Tereza Cristina e governador do estado Reinaldo Azambuja relataram a situação conseguindo em Brasília o apoio do Exército Brasileiro.

 
 
Em contato com lideranças que estão à frente das ações de combate fomos informados que a situação é desoladora, pois com o vento forte o fogo se alastra rapidamente e por onde passa o cenário é de tristeza deixando Fauna e Flora destruidos.


Nas redes sociais vários grupos tem se mobilizado para arrecadar água e gelo para ser utilizado pelos homens que lutam contra esse cenário de destruição e um dos pontos de coleta das doações é a Conveniência Corujas Beer que alem de receber o material arrecadado também  cedeu um freezer e fez doação de água e gelo.

Águas doadas para combatentes

Infelizmente não ha previsão de chuvas para a região e a situação por hora encontrasse delicadíssima e até a cidade de Alcinópolis já começa a sofrer com o impacto dessa catástrofe que tem deixando as ruas cobertas de fumaça.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »