10/08/2015 às 11h18min - Atualizada em 10/08/2015 às 11h18min

Nokia prepara retorno ao mercado de smartphones

Empresa tem de esperar até o fim de 2016 para voltar aos smartphones. Com tablet, app e câmera de realidade virtual, Nokia ronda os celulares.

G1
N1 é o novo tablet da Nokia, que emprega sua marca no dispositivo seis meses após vender sua área de celulares à Microsoft. (Foto: Divulgação/Nokia)

A Nokia está contratando especialistas em software, testando novos produtos e buscando parceiros de vendas enquanto planeja sua volta ao mercado de celulares, abandonado com a venda de seu negócio de aparelhos móveis para a Microsoft.

Depois de ter se tornado a maior fabricante de celulares, a companhia finlandesa foi surpreendida pelo surgimento dos smartphones e ultrapassada pela Apple e Samsung. A companhia vendeu sua unidade de aparelhos móveis à Microsoft no final de 2013 e desde se concentra exclusivamente em fabricar equipamentos para redes de telecomunicações.

Agora o chefe da Nokia, Rajeev Suri, está planejando um retorno. Ele precisa esperar até o final de 2016 antes de poder considerar entrar novamente no negócio de aparelhos móveis -- após o vencimento do acordo de não concorrência com a Microsoft -- mas os preparativos estão avançando.

A companhia já testou as águas do mercado de consumo, lançando um tablet Android, o N1, na China em janeiro e revelando há alguns dias uma "câmera para realidade virtual" -- anunciando o aparelho como o "renascimento da Nokia".

A empresa também lançou o aplicativo para Android chamado Z Launcher, que organiza conteúdo em smartphones.

Uma carta que a Nokia tem na manga é a propriedade de um dos maiores portfólios de propriedade intelectual da indústria de dispositivos móveis, incluindo patentes que reteve após vender seu negócio de celulares. A companhia não quer desperdiçar tais recursos, construídos com dezenas de bilhões de euros de investimentos nas últimas duas décadas.

Ozo, câmera de realidade virtual da Nokia. (Foto: Reprodução/Nokia)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »