04/02/2021 às 09h46min - Atualizada em 04/02/2021 às 09h46min

Acamados com mais de 60 anos devem ser incluídos na vacinação em Campo Grande

Secretário de Saúde avalia que o próximo lote pode ajudar a ampliar grupos de vacinados

Ana Karla Flores
Correio do Estado

Com a chegada de novos lotes de vacina, idosos acamados com 60 anos ou mais devem ser incluídos no cronograma de vacinação contra a Covid-19. A informação é do secretário de Saúde de Campo Grande, José Mauro de Castro Filho. 

O público acima de 80 anos e com baixa mobilidade já começou a receber o imunizante, neste caso, equipes volantes vão às residências daqueles que fizeram o cadastro nas unidades de saúde da Capital.

O secretário explica que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) já identificou cerca de 4 mil idosos acamados com mais de 60 anos no mapa de cadastros nas unidades públicas de saúde.

“É importante que a população que não esteja cadastrada na sua unidade faça o cadastro, porque esse sempre foi o trabalho da atenção primária. Uma vez com o cadastro feito, nós identificamos no nosso mapa 4 mil pessoas acamadas precisando ser vacinadas”, detalhou.

Filho afirma que há 1.147 acamados com idade acima de 80 anos registrados e que já estão sendo imunizados, com apoio da Câmara Municipal. 

“Nós estamos vacinando mais de mil idosos acamados acima de 80 anos, com apoio da Câmara Municipal, que disponibilizou cerca de 20 veículos para que pudéssemos enviar equipes volantes para vacinar os acamados que estão cadastrados na sua unidade de saúde”.

A definição também entra em acordo com a orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para que o próximo grupo prioritário de vacinação seja composto de idosos acamados com mais de 60 anos. 

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, este deve ser o grupo prioritário, pois são pessoas que ficam mais suscetíveis ao contato com o coronavírus, em virtude do contato com cuidadores e equipes de saúde.

 

Segundo Filho, o Ministério da Saúde vai disponibilizar aos estados 3,2 milhões de doses até este sábado (6). No entanto, ainda não há definição do quantitativo de doses para Mato Grosso do Sul, tampouco de quantas dessas virão para a Capital.  

“Nós vamos receber no sábado um novo carregamento e esse é o problema que a gente tem, não recebemos essa informação oficialmente. O que nós temos é a informação vinda do secretário de Estado e também não temos uma informação da quantidade de doses. Então por isso que nós estamos tendo que alterar o calendário de vacinas de acordo com esses recebimentos”, explica.

O secretário explica que se o novo lote for suficiente para vacinar pessoas acima de 80 anos a idade do público-alvo será ampliada. 

“A cada lote que chega a Campo Grande é feita uma orientação do Ministério Público sobre qual público vai utilizar aquelas doses. É de acordo com essa orientação que eu vou saber quando vai abrir o público, neste momento são os profissionais de saúde, pacientes acima de 80 anos e pacientes acamados”.

Também haverá um aumento no número de locais disponíveis para vacinação na cidade.

O número de unidades está em torno de 18 e chegaremos a 55. Esse drive que temos capacidade de quatro baias, em torno de 200 doses, podemos estender o horário de funcionamento, e quando chegar no público mais denso, no público jovem, nós temos a opção do Guanandizão e a criação de outros drives em outros pavilhões que a prefeitura tem ou até mesmo em outras regiões da cidade”.

POLOS DE VACINAÇÃO

O drive-thru de vacinação contra a Covid-19 no Parque Ayrton Senna foi inaugurado na tarde de ontem, com o objetivo de agilizar o processo de imunização em Campo Grande. Atualmente, as equipes da Sesau atendem cerca de 75 pessoas por dia; já com o drive-thru a capacidade chega a 200 vacinações diárias.

Segundo o secretário da Sesau, por não se tratar de um ambiente voltado para a saúde, o atendimento funcionará por agendamento, para que a organização seja mais eficiente. “Precisa ter logística e estratégia de armazenamento de doses. 

Todos serão vacinados, tanto nas unidades quanto no drive-thru, mas quem tiver agendado vai estar na frente”. De acordo com a Sesau, até então, a Capital recebeu 26.343 imunizantes e a previsão é de que até esta sexta-feira (5) sejam vacinados 23.985 campo-grandenses.

Nesta primeira fase da campanha estão os profissionais da área da saúde que trabalham na linha de frente contra a pandemia, idosos acima de 80 anos e indígenas aldeados, segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI) – Campo Grande, porém, não há registro desse grupo.

Entre os profissionais da saúde, a campanha já alcançou 50%, incluindo colaboradores de laboratórios, resgates, hospitais, vigilâncias e funerárias. “Não podemos deixar essas estruturas desassistidas”, completou o secretário.

O prefeito Marcos Trad (PSD), que esteve presente na abertura do drive-thru, ressaltou que não existe previsão de fechamento do local, muito pelo contrário, há a possibilidade de ampliar os horários de atendimento e até de haver mais pontos de imunização, também no formato drive-thru. 

“Somos destaque nacional, vimos a imprensa elogiando nossa cidade e a gente parabeniza a equipe de saúde do município e também do Estado pelos esforços em salvar vidas”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »