11/08/2015 às 12h08min - Atualizada em 11/08/2015 às 12h08min

IFMS abre inscrições para encontro sobre Educação do Campo

ASCOM/IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o 1º seminário de Educação Profissional e Tecnológica do Campo de Mato Grosso do Sul, organizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O evento será realizado nos dias 27 e 28 de agosto na Embrapa Agropecuária Oeste de Dourados. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 24, pela internet. O endereço é o www.ifms.edu.br

Com o tema Fronteiras da Educação Profissional e Tecnológica no Campo: Novas Conexões para Resultados, o seminário irá discutir e sistematizar desafios e estratégias da educação profissional e tecnológica no campo.

Podem participar entidades, movimentos sociais, sociedade civil organizada, estudantes, empresários e educadores que tenham envolvimento com as atividades desenvolvidas na área rural.

Propostas – Os participantes vão contribuir na elaboração de um diagnóstico sobre as necessidades do Estado no campo e na formulação de propostas para um documento de referência para a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnicos e do Pronatec Campo.

Para isso, serão formados seis grupos de trabalho (GT) com temas distintos a serem debatidos. Cada GT irá elaborar propostas, que serão votadas e sistematizadas ao final do seminário.

Os temas abordados por cada GT são: divisão social e territorial (grupo 1); Cultura e Identidade (grupo 2); Interdependência Campo-Cidade (grupo 3); Organização Política, Movimentos Sociais e Cidadania (grupo 4); Alternativas Metodológicas para a organização dos saberes escolares com investigação e interdisciplinaridade como princípios pedagógicos (grupo 5); Alternativas Metodológicas para a organização do Tempo e do Espaço Escolar (grupo 6).

Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (67) 3378-9540 (IFMS) ou (67) 3320-3875 (MDA).

IFMS – Dois câmpus do IFMS ofertam cursos relacionados ao eixo recursos naturais. Em Nova Andradina, são ofertados os cursos técnicos de Agropecuária e Zootecnia, e os cursos superiores de Agronomia e Tecnologia em Produção de Grãos.

No município de Ponta Porã, são oferecidos os cursos técnicos de Agricultura e Fruticultura e os superiores em Agronomia e Tecnologia em Agronegócio.

Programação:


I SEMINÁRIO ESTADUAL
DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO CAMPO

Dia 27/08/15

07h30

Credenciamento e Coffee Break

08h00

Abertura

08h30

Apresentação dos Objetivos do Seminário, da programação e da dinâmica dos trabalhos

08h45

Apresentação Cultural

09h15

Palestra – IFPA – Pedagogia da Alternância

10h15

Apresentação das Instituições Ofertantes: IFMS, SENAR, SED-MS Instruções para as Ações dos Grupos de Trabalhos

10h45

Divisões dos Grupos de Trabalhos para a leitura dos textos prévios e encaminhamento para as salas de estudos

12h30

Almoço

13h30

Grupos de Trabalhos – Leitura do Texto Específico e Discussões Elaboração das propostas

15h30

Apresentação dos Grupos na Plenária, Sistematização das Propostas e Debates GT 1 e GT 2

16h30

Encerramento


Dia 28/07/15

08h00

Apresentação dos Grupos na Plenária, Sistematização das Propostas e Debates GT 3 e GT 4

09h00

Apresentação dos Grupos na Plenária, Sistematização das Propostas e Debates GT 5 e GT 6

10h00

Debates e elaboração do documento final

11h00

Encerramento

* Sujeita a alterações

Ascom/IFMS


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »