04/03/2021 às 14h28min - Atualizada em 04/03/2021 às 14h28min

Prefeitura Costa Rica, Câmara e empresário discutem regularização de produtos artesanais

Edson Roberto Veratti destacou a importância do apoio e regularização de produtores artesanais pequenos

Da Redação
MS TODO DIA

Para discutir sobre as possibilidades de regularização dos pequenos produtores artesanais da Cidade, o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, promoveu reunião. No encontro, na última quarta-feira (3), estavam presentes o representante do legislativo, vereador Evaldo Paulino e o empresário Edson Roberto Veratti. 

Assim, a reunião visou a discussão sobre o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), SISB (Sistema Brasileiro de Inspeção) e a Sausa (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária). Os serviços e sistemas possuem objetivo de padronizar e fiscalizar os produtos artesanais de origem animal e vegetal.

O empresário Edson Roberto Veratti, que é proprietário do Atacadista Mega, disse que o foco da reunião era estabelecer medidas que fortaleçam o comércio local. Para ele, é preciso valorizar os produtores artesanais. 

Então, ele explicou que a gestão municipal estuda quais as melhores áreas para os produtores investirem no ano. Podem ser derivados de leite, de mandioca ou conservas. De acordo com ele, entra “tudo aquilo que as pessoas produzem e tem a vontade de melhorar a qualidade para comércio”.

Ele ressaltou que o SIM é uma forma do morador  “conseguir produzir de forma legal, com segurança alimentar, mas sem ter que seguir exigências rigorosas e montar uma mini indústria”. Ainda neste sentido, ele lembrou “que as pessoas conseguem produzir alimentos bons, seguros, higiênicos e de excelente qualidade de maneira artesanal”.

Entretanto, existe uma preocupação em relação aos critérios para aprovação dos produtos. “Eles aumentaram demais os níveis de exigências e alguns produtores estão com dificuldade para se adequar”, disse o empresário. Por fim, ele destacou que é importante ter sistemas de verificação diferentes de acordo com o objetivo de comércio do produtor. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »