Coxim e demais municípios da região norte de Mato Grosso do Sul vão se mobilizar através do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari) para adesão a um consórcio público para a compra de vacinas contra o Coronavírus (Covid-19).
Por telefone, o prefeito Edilson Magro (DEM) confirmou que Coxim tem interesse na aquisição das vacinas. “Os detalhes serão tratados pelo Cointa, um consórcio que integra e representa todos os municípios da região norte”, adiantou o prefeito.
Ainda por telefone, Edilson ressaltou a importância de ações paralelas as dos governos Federal e Estadual para acelerar a imunização. “Tudo que queremos é vacinar nossa gente para que a vida volte ao normal. Enquanto isso não acontece, vamos tentando um meio termo, pois também temos de pensar na economia”, frisou o prefeito.
Vale ressaltar que o consórcio não é para comprar vacinas imediatamente, porém, vai dar segurança jurídica caso o PNI (Plano Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde não dê conta de suprir toda a demanda. Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal, financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.