19/03/2021 às 09h58min - Atualizada em 19/03/2021 às 09h58min

Atleta de Costa Rica conquista duas medalhas em campeonato internacional

Giovanna é lutadora de jiu-jitsu e subiu ao pódio duas vezes no Rio de Janeiro

Da Redação
MS TODO DIA
Reprodução/ Governo do Estado.

Natural de Costa Rica, Giovanna Jara de Souza foi ao pódio duas vezes após ganhar lutas de jiu-jitsu. Ela participou do Campeonato Aberto Internacional do Rio de Jiu-Jitsu (Rio International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship 2021).

A competição, realizada na Arena Coronel Wenceslau Malta, no Rio de Janeiro (RJ), teve início nesta quinta-feira (18) e prossegue até domingo (21). A atleta ficou no degrau mais alto e trouxe duas medalhas para MS.

Os ouros foram conquistados na categoria meio-pesado (até 74 kg) e absoluto (sem limite de peso), pela classe adulto, com a faixa-azul (estilo gi – com quimono). Para ter as medalhas douradas no peito, a atleta, representando a Alliance Jiu-Jitsu Team MS, de Campo Grande, teve de encarar sete lutas, vencendo todas por finalização.

Esta não é a primeira vez que a lutadora de 18 anos, natural de Costa Rica, participa do Rio International Open. Em 2019, ficou em primeiro lugar na categoria juvenil e também na absoluto. A sul-mato-grossense está atualmente em São Paulo (SP), onde passa por um período de aperfeiçoamento com a equipe do projeto Dream Art, que desenvolve atletas de alto nível do jiu-jitsu com foco internacional.

MS também conquistou medalhas com Pedro Henrique Moura Ávila. O atleta de 19 anos, que treina no Projeto Social Lutando pelo Bem (PSLPB) Cícero Costha, academia de Campo Grande, faturou a prata na categoria peso-pena (até 70 kg) adulto, pela faixa-azul (estilo gi – com quimono).

Ao todo, foram quatro lutas, contra adversários do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. No domingo (21), Pedro Henrique tem chance de voltar ao pódio, com mais disputas pela frente. Desta vez, pelo estilo no-gi (sem quimono).

Assim, Giovanna e Pedro Henrique foram beneficiários da última edição (2019-20) do programa Bolsa Atleta, com parcela estendida até fevereiro deste ano. Os dois atletas se inscreveram para pleitear novamente o auxílio financeiro oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), neste ano (2021-22), que contemplará 235 atletas em nove categorias. As inscrições foram encerradas no dia 12 de março e o processo seletivo está em curso.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »