19/03/2021 às 10h01min - Atualizada em 19/03/2021 às 10h01min

Colapso: Medicamentos para intubação podem acabar em 15 dias em MS,

alerta secretário Estado aguarda distribuição de kit pelo governo federal

Gabriel Maymone
MIDIAMAX
MS está com baixo estoque de medicamentos para kit intubação. (Imagem: Reprodução)

Essenciais para o tratamento de pacientes em estado grave de covid, os medicamentos que compõem o kit intubação estão com estoque baixo e podem acabar dentro de 15 dias em Mato Grosso do Sul, segundo informou o secretário estadual de saúde, .

“Aqui estamos com falta. Segundo os estoques dos hospitais levantados [pela SES], dá para no máximo de 15 a 20 dias”, informou Resende.

Conforme o secretário, MS e demais estados da federação alertaram o  sobre a situação. “O governo federal fez a requisição administrativa dos estoques das indústrias nacionais e está fazendo tratativas”, explicou.

O kit intubação é composto por medicamentos para anestesia, sedação e relaxamento muscular.

Alerta

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde já vem alertando o governo federal sobre a situação há semanas. Conforme a entidade, pelo menos dez estados do país estão com falta de onze medicamentos do kit intubação e o estoque de bloqueadores musculares é crítico em todo o país.

 informou que fez, na quarta-fra (17), uma requisição administrativa de 665.507 medicamentos para intubação para um período de 15 dias.

Na quinta-fra, houve reunião da  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com representantes do setor privado e Associação Médica Brasilra em que foi garantido que os insumos cheguem aos hospitais sem prejuízo para a eficácia, a qualidade e as segurança dos medicamentos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »