23/03/2021 às 09h45min - Atualizada em 23/03/2021 às 09h45min

Com avanço da pandemia, Costa Rica intensifica sanitização do município

Ações são feitas pela cidade para evitar disseminação do coronavírus

Da Redação
MS TODO DIA
Foto: Reprodução/ Prefeitura de Costa Rica.

Em Costa Rica, desde o início da pandemia em 2020 até esta segunda-feira (22), foram registrados 30 óbitos causados pelo novo coronavírus, o que reforça ainda mais a necessidade de cuidados para evitar o contágio. Com este objetivo, a Prefeitura Municipal segue com as ações diárias de sanitização em diversos pontos da cidade.

Realizada com bombas costais e até caminhões pipa, a sanitização se tornou fundamental principalmente em locais de circulação como praças, parques e prédios públicos, pois mata microrganismos e cria uma camada protetora, mantendo o local desinfetado por até 15 dias.  Após este período uma nova sanitização é feita no ambiente.

As ações são realizadas à noite, durante o toque de recolher, o que torna determinante a colaboração da população em evitar a circulação pelas ruas e avenida.

Calçadas, praças, paradas de ônibus, parques, ruas e avenidas comerciais com grande fluxo de pessoas bem como entradas de estabelecimentos de saúde, comércio, indústria e serviços, além da entrada de prédios públicos como o Paço Municipal, Câmara de Vereadores, SAAE, Detran, Correios, Secretarias Municipais, Policia Militar Ambiental, Fórum, Centros de Educação Infantil e Escolas foram sanitizados para manter a segurança das pessoas que trabalham e circulam nestes locais.

O vírus que causa a COVID-19 é transmitido principalmente por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. Essas gotículas são muito pesadas para permanecerem no ar e são rapidamente depositadas em pisos ou superfícies.

A pessoa pode ser infectada ao inalar o vírus se estiver próximo de alguém que tenha COVID-19 ou ao tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca.

“A sanitização de ambiente não garante que a pessoa não irá se contaminar com o coronavírus, mas neutraliza qualquer contaminação que esteja nas superfícies. Esse cuidado extra com os ambientes de uso coletivo e circulação de pessoas pode salvar vidas e evitar a disseminação do vírus” destacou o prefeito, Cleverson Alves dos Santos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »