30/03/2021 às 13h40min - Atualizada em 30/03/2021 às 13h40min

Secretário de Saúde agradece prefeitos pelo empenho na vacinação contra Covid-19

MS é o estado brasileiro que mais vacinou contra o coronavírus

ASSECOM
Virou notícia MS
Reprodução

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, agradeceu nesta segunda-feira (29) a todos, equipe, prefeitos e secretários municipais de saúde pelo engajamento na vacinação contra a Covid-19 (novo coronavírus) em todos os municípios do Estado, dedicação esta que colocou Mato Grosso do Sul em 1º lugar no ranking nacional com 9,97, segundo dados divulgados no domingo (28) pelo consórcio de veículos de imprensa.

“Nós estamos muito felizes, vários de nós se emocionaram e vibraram com esta belíssima conquista. Isso é muito bom e importante porque sinaliza primeiro de tudo, planejamento. Significa que nós tivemos uma equipe muito eficiente”, pontua o secretário, que no último dia 15 se reuniu por videoconferência com o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Valdir Júnior, e prefeitos para traçar uma estratégia de atuação nos municípios durante a campanha de vacinação contra a doença.

De acordo com matéria divulgada no site oficial do governo, o Plano de distribuição eficiente das vacinas contra a Covid-19 aliado ao trabalho de imunização planejado das prefeituras dos 79 municípios, tem garantido ao Estado posições de destaque no ranking nacional de imunização, se tornando a unidade da federação que mais aplica doses de vacinas no país.

A parceria institucional entre o governo estadual e as prefeituras tem surtido efeito positivo no enfrentamento à Covid-19.

Há dias, a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Christine Maymone, e técnicos da saúde, vieram até a sede da entidade municipalista anunciar os números do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia).

O programa tem como objetivo estruturar um método baseado em dados, informações e indicadores capazes de nortear os diversos agentes da sociedade, principalmente os entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19 no Estado.

Na manhã desta segunda-feira, o presidente da Assomasul fez questão de parabenizar prefeitos e prefeitas pela excelente colocação do Estado no ranking de vacinação no País contra a Covid-19.

“Parabéns pelo empenho e eficiência de todos, ontem MS atingiu no ranking nacional o 1° lugar, sendo o Estado que mais aplica doses de vacinas em todo o País, mas precisamos manter o foco para mantermos nosso ranking em primeiro”, comemorou Valdir Júnior, ao postar mensagem no grupo de WhatsApp dos prefeitos.

Para o presidente da Assomasul, apesar da excelente colocação do Estado, a missão desafiadora continua diante da onda crescente de novas contaminações por Covid-19. 

DADOS 

Dados do Consórcio de Veículos de Imprensa registram Mato Grosso do Sul em primeiro lugar, com 9,97% de vacinação da população geral do Estado referente a primeira dose (D1), seguido depois do Estado do Amazonas, com 9,87% e Bahia com 9,19%. O Estado também lidera quanto a segunda dose (D2) com 3,22%, depois vem o Amazonas com 2,96%, São Paulo com 2,98 e Roraima com 2,84%.

O Vacinômetro MS – Covid-19 aponta com dados atualizados para 10,07% sendo 373.952 doses aplicadas. E mais 3,24% de imunização sendo 124.153 doses aplicadas referente a D2 em Mato Grosso do Sul. Com 10 remessas de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde, o Estado possuiu 467.010 doses entre Coronavac e Astrazeneca/Oxford.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »