31/03/2021 às 10h07min - Atualizada em 31/03/2021 às 10h07min

EM REUNIÃO COM TÉCNICOS DO GOVERNO ESTADUAL PRESIDENTE DA ASSOMASUL DIZ QUE A ECONOMIA NÃO PODE SER DEIXADA DE LADO

Da Redação
Assecom Alcinópolis Ms

Na tarde de ontem, terça-feira (30/03) o Prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva, participou de uma reunião por videoconferência entre o Presidente da Assomasul, Valdir Júnior, prefeitos, prefeitas, e os técnicos do Governo Estadual.

A pauta da reunião foi a economia do nosso Estado. Valdir Júnior defendeu que a economia não pode estagnar, ser deixada de lado, mesmo diante da pandemia que assola o mundo, onde a saúde no momento é prioridade.  O Estado vem sofrendo com um aumento expressivo de novos casos do novo Coronavírus e a saúde está em colapso.

O assunto foi discutido com prefeitos e prefeitas do nosso Estado e com os Secretários Sérgio Murilo, da Casa Civil e Jaime Verruck, do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

Na reunião foi discutida a possibilidade da flexibilização das medidas restritivas do Governo, que deve ocorrer em um novo decreto que será editado pelo Governador Reinaldo Azambuja.

A Assomasul tem acompanhado todas as estratégias de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, junto aos governos federal e estadual e tem ouvido as sugestões dos prefeitos, que buscam alternativas para amenizar a crise provocada pela pandemia.

O Estado vem apresentando aumento dos infectados e muitas mortes decorrentes da Covid-19.

Jaime Verruck garantiu que o pagamento do ICMS das empresas do Simples Nacional, serão prorrogados e que a Aneel suspendeu o corte de energia das famílias que estão cadastradas na tarifa social. Já a Sanesul informou que o cliente que estiver com suas contas atrasadas com mais de 90 dias, poderá optar pelo parcelamento sem multas e juros. Jaime Verruck enfatizou que os municípios que estão na classificação cinza do Prosseguir, devem adotar as medidas de restrição, imposta pelo Estado.

Sérgio Murilo falou sobre a flexibilização dos horários do toque de recolher e da abertura das escolas, comércios e academias, frisando que todos os estabelecimentos incluídos no Decreto Estadual, deverão seguir as medidas de biossegurança. Outrossim, Sérgio /Murilo diz que após a elaboração da minuta do novo decreto, encaminhará à Assomasul para conhecimento.

O Prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva, vem seguindo o que determina o Decreto Estadual nº 15.638/2021, porém se mostra preocupado com a economia e com os comerciantes de nosso município, que vem sendo castigados com o fechamento dos comércios. As medidas de restrições, foram adotadas para conter o avanço da Covid-19, pois sabemos que a Saúde vem passando por um momento delicado, com hospitais superlotados, sem leitos de UTI’s, para atender os infectados que precisam de tratamento intensivo.

Dalmy foi um dos prefeitos que fez o uso da palavra na reunião e expressou sua preocupação com a saúde, mais pede para que o governo olhe para a economia e afirma que cada município tem a sua realidade e nosso município é pequeno e a grande maioria de nosso comércio é de pequeno porte e estão passando por dificuldade financeira, por não poder trabalhar.

O novo Decreto será elaborado em parceria com os municípios será estabelecido um protocolo de segurança e haverá a flexibilização para o funcionamento do pequeno comércio.

Dalmy prioriza a saúde, porém os trabalhos não param e a Secretária de Obras é um exemplo disso, pois os trabalhos de recuperação de estradas, pontes, mata-burros andam a todo vapor em nosso munícipio. A manutenção das estradas é de suma importância, pois facilita o trânsito dos moradores e o escoamento da produção agropecuária, um dos pontos forte de nossa economia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »