31/03/2021 às 15h03min - Atualizada em 31/03/2021 às 15h03min

Figueirão diz que lista de vacinação contra Covid-19 foi feita pela Comunidade Quilombola

Denúncia anônima aponta que doses para quilombolas do município foram usadas de forma irregular

Da Redação
MS TODO DIA
Foto: Reprodução/ Agência Brasil.

Após denúncia de vacinação irregular contra Covid-19, com doses destinadas para comunidade quilombola de Figueirão, o secretário de Saúde, Jorge Roberto Mortari, disse que a lista de vacinados foi elaborada pela própria comunidade. O secretário alegou que a Secretaria de Saúde Municipal apenas aplicou as doses. 

Então, ao MS Todo Dia, o secretário disse que a lista foi elaborada pela comunidade e assinada pelo presidente da comunidade. Assim, foi enviada para a Secretaria. “Na realidade, o município só é um interlocutor entre o Ministério da Saúde e a Comunidade. Quem faz a lista é a própria comunidade Santa Tereza. Então, foi o presidente da comunidade que disponibilizou o nome das pessoas que estão recebendo a vacina”, explicou. 

De acordo com ele, os quilombolas “disponibilizaram a listagem, eles convocaram as pessoas. Nós só levamos e administramos a medicação. Essa lista não é realizada pela Secretaria de Saúde”, garantiu.. 

Sobre os critérios estabelecidos para vacinação, que abraçam até mesmo pessoas que não são descendentes de quilombolas é de que são pessoas que vivem diariamente na comunidade. “A justificativa que a gente já teve junto com o Ministério Público e eles, é que essa vacinação, como a comunidade tem todo o folclore específico, com rezas, eles pegam a população que participa ativamente com eles”, disse o secretário. 

Assim, ele afirma que “com a vacinação, eles, em tese, começam a prever situações que eles possam voltar a ter”. Ou seja, segundo o secretário, os quilombolas priorizaram pessoas que podem voltar a praticar atividades tradicionais com eles após a vacinação contra o coronavírus. 

A vacinação dessas pessoas ocorreu na última segunda-feira (29). Das 124 doses enviadas pelo Ministério da Saúde, apenas quatro não foram utilizadas, por desistência das pessoas. Além disto, o secretário disse que a quantidade de doses já havia sido definida desde 2020, com o Ministério Público. “Entraram em contato, viram quantos moradores tinham em cada propriedade e através deste mapeamento que estipularam a quantidade de doses”. 

DENÚNCIA

Em Figueirão, pessoas podem ter se vacinado contra a Covid-19 por meios irregulares. A denúncia anônima foi feita por canal do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para investigação. O caso exposto afirma que pessoas teriam feito uso de vacinas destinadas aos quilombolas. 

O processo 11.2021.00001423-8 foi aberto de forma anônima para denúncia na terça-feira(30). De acordo com a notificação, pessoas estariam furando fila de vacinação contra Covid-19 em Figueirão. 

O denunciante diz ainda que foi elaborada uma “lista fraudulenta” e que “pessoas que tinham direito, ficaram sem receber a dose” da vacina. O caso aconteceu na comunidade quilombola Santa Tereza, localizada no distrito do município. 

Assim, a denúncia diz ainda que a lista de pessoas que foram vacinadas foi elaborada por um político da cidade. Foram apontados para serem ouvidos como testemunhas, o secretário de Saúde do município e pessoas que foram prejudicadas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »