14/08/2015 às 00h00min - Atualizada em 14/08/2015 às 00h00min

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (15)

ASCOM/PMC
Foto: Divulgação/Eduardo Bampi

A prefeitura de Coxim por meio da Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção dos pais e/ou responsáveis por crianças de seis meses a 5 anos para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação que começa neste sábado (15) e vai até 31 de agosto.

No primeiro dia de mobilização, chamado de “Dia D”, os postos de atendimento de Coxim vão abrir das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Depois, o horário retorna das 7h às 11h e das 13h às 17h. A meta da Secretaria Municipal de Saúde Pública do município é vacinar 2.168 da população alvo.

O Secretário de Saúde, Rogério Souto, ressaltou a importância dos responsáveis levarem a caderneta de vacinação, para que os profissionais possam avaliar se a criança deixou de receber alguma vacina do calendário do SUS.

Explica ainda que desde 1989 o Brasil não registra nenhum caso de poliomielite. No entanto, outras regiões do mundo ainda convivem com o vírus e, por isso, a vacinação é fundamental.

Devem ser vacinadas contra pólio crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

O prefeito Aluizio São José ressalta a importância de levar a criançada para a vacinação. “Pais, Mães e responsáveis, procure uma Unidade Básica de Saúde e vacine os pequenos. Só assim eles estarão protegidos contra a paralisia infantil. Além de colocar em dia toda a carteirinha de vacinação”.

Segundo o Ministério da Saúde, não existe tratamento contra a poliomielite, por isso a importância da prevenção. A vacina só é contraindicada para crianças com infecção aguda, com febre acima de 38º C ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina.

Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. Entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos de poliomielite, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o Secretário Municipal de Saúde Rogério Souto, para a Campanha de Multivacinação, a SMSP, através da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Imunização, informa que a campanha deverá atualizar o esquema vacinal, de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de cinco anos, entre elas a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é destinada a crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos.

As doses atrasadas poderão ser aplicadas no mesmo dia ou agendadas para uma data mais adequada. Após o término da campanha, a verificação das cadernetas e a aplicação das vacinas em débito também poderão ser realizadas, fora da campanha.

Poliomielite - Também chamada de “paralisia infantil”, a poliomielite é uma doença contagiosa grave que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. A doença pode causar flacidez muscular nos membros inferiores, provocando paralisia.

Nas formas não paralíticas, os sintomas mais comuns são febre, mal estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite.
A poliomielite pode ser transmitida por secreções expelidas pela boca de pessoas infectadas, ao falar ou tossir. A infecção também pode ocorrer através do contato com fezes de indivíduos infectados, por isso a transmissão é facilitada em locais com falta de saneamento e higiene.

“A única maneira de se prevenir da doença e impedir que o vírus volte a circular no Brasil é vacinando todas as crianças”, explica Rogério Souto.

Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores. A deficiência motora instala-se subitamente e a evolução desta manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias.

Secretaria Municipal de Saúde

Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Imunização

Prefeitura de Coxim


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »