14/04/2021 às 08h29min - Atualizada em 14/04/2021 às 08h29min

Focado na compra da vacina Sputnik V, Azambuja visita fabrica que produzirá imunizante

Documento de interesse em uma negociação foi encaminhado para a direção da empresa

Thais Libni
Correio do Estado

Manifestando interesse na compra da vacina "Sputnik" o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) e o secretário de Estado de Saúde Geraldo Rezende visitaram nesta terça-feira (13), a fábrica da Farmacêutica União Química, em Brasília, onde será produzida e fabricada a vacina russa “Sputnik V” e o IFA (ingrediente farmacêutico ativo), que é a matéria-prima.  

Com intuito de abrir o leque de imunização no Estado, o secretário Geraldo Rezende informou que o estado continuará em primeiro lugar na busca de alternativas de compras do imunizante contra Covid-19. 

Para Reinaldo Azambuja a produção do imunizante pela fábrica será uma nova oportunidade para o Brasil e para o MS.

“Será um avanço tecnológico enorme, principalmente neste momento em que todos nós estamos atrás de vacinas, por isso viemos aqui visitar as instalações, que abrem uma nova possibilidade para o Brasil e também a Mato Grosso do Sul”, afirmou.  

Otimista com um possível fechamento de compra da vacina o governador relatou que encaminhou um documento para a direção da empresa.

“Se trata de um belo trabalho da União Química, fomos muito bem recebidos, encaminhamos um documento para direção da empresa e não tenho dúvida que teremos grandes avanços em breve”.

O governante pontuou que aguarda a liberação da Anvisa para o uso do imunizante.

“Aguardamos a liberação de mais uma vacina que possa ser usada, mas podemos relatar que ficamos impressionados com a tecnologia empregada e esperamos ter boas notícias nos próximos dias para os sul-mato-grossenses”, afirmou.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que a agenda foi positiva. “Ficamos impressionados com o local e a possibilidade da empresa fabricar vacina aqui no Brasil. Acredito que em breve teremos mais uma vacina à disposição ao Brasil e Mato Grosso do Sul”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »