14/04/2021 às 08h43min - Atualizada em 14/04/2021 às 08h43min

Em MS, 24,7 mil pessoas perderam o prazo da segunda dose da vacina contra Covid-19

Ministério da Saúde reforça que mesmo com o prazo perdido, pessoas devem se vacinar com a segunda dose

Dândara Genelhú
MIDIAMAX

Desde 18 de janeiro, Mato Grosso do Sul vacina contra a Covid-19 e 397.956 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose até esta terça-feira (13). De olho no tempo de janela, o Ministério da Saúde alertou que 24.789 pessoas do Estado que deveriam tomar a segunda dose do imunizante perderam o prazo.

O levantamento da quantidade de pessoas que já podem tomar a segunda dose foi publicado pela Pasta. Assim, esses 24,7 mil cidadãos são os imunizados com a Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. 

O tempo de janela da Coronavac é de 28 dias. No Estado não foram apontadas pessoas vacinadas com a Astrazeneca que devem tomar a segunda dose. A vacina produzida no país pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) possui janela de 84 dias. 

Assim, o Ministério destaca que quem não conseguiu se vacinar dentro do prazo estipulado, deve procurar os pontos de vacinação. Mesmo com atraso é preciso tomar o reforço da vacina, para melhorar a eficácia dela.

A coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Francieli Fantinato, destaca que quem perdeu o prazo deve procurar a segunda dose. “Quem atrasou e não conseguiu ir com 28 dias de intervalo da Coronavac, ou aquelas que não conseguiram ir com 84 dias da vacina AstraZeneca, devem comparecer para completar o esquema”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »