22/04/2021 às 18h00min - Atualizada em 22/04/2021 às 18h00min

Cerca de 3 mil pessoas garantiram imunização contra Covid-19 com doses sobressalentes

Atendimento é preferencialmente para quem tem mais de 60 anos, ou apresente comorbidades, mas qualquer pessoa com mais de 18 anos pode tentar

Gabrielle Tavares
Correio do Estado
Cerca de 3 mil pessoas garantiram imunização contra Covid-19 com doses sobressalentes - Divulgação

Cerca de 3 mil campo-grandenses se imunizaram contra a Covid-19 graças as doses sobressalantes das vacinas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

As "xepas", como são chamadas as sobras das doses, são aplicadas em todos os pontos da Campanha de Imunização contra o coronavírus, como o drive-thru do Ayrton Senna, Gunandizão, Albano Franco, além das unidades básicas de saúde.

A prefeitura decidiu fazer as aplicações para evitar o desperdício das doses. Cada frasco da Coronavac, por exemplo, contém dez doses, que precisam ser aplicadas depois que o recipiente é aberto.

A Sesau explicou que atendimento é preferencialmente para quem tem mais de 60 anos, ou apresente comorbidades. Contudo, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode tentar.

As unidades de saúde são as únicas que estão aplicando as xepas mediante cadastro. O chamamento ocorrerá por meio de telefone, nos 54 postos em que estão realizando a vacinação.

As UBS's estão fazendo lista nominal, com telefone da população de idosos com mais de 60 anos, pessoas acamadas, trabalhadores da saúde e pessoas de outros grupos prioritários que não tenham recebido doses de vacina, e que residam próximos das unidades de saúde. 

"Caso haja sobra de doses em um frasco aberto, essas pessoas relacionadas serão convocadas por meio de ligação para receber a dose e evitar a perda por vencimento”, descreve a recomendação.

No drive-thru do Ayrton Senna, Gunandizão, Albano Franco e demais pontos são distribuídas senhas no início da manhã. Ao fim do dia, se sobrarem doses, os funcionários chamam as pessoas que aguardaram o atendimento no local.

A procura dos "caçadores de vacinas" varia diariamente. De acordo com a Sesau, não é possível quantificar o público que procura as xepas diariamente. "Tem gente que chega, fica um pouco e vai embora", informou a Sesau.
 

Vacinação

Sem vacinas, a Capital distribui as doses em estoque nesta quinta-feira (22) para três grupos prioritários.

Receberão a primeira dose do imunizante grávidas a partir da 12ª semana de gestação com comorbidades preexistentes, indígenas não aldeados e militares das forças armadas. Receberão ainda segunda dose da Astrazeneca trabalhadores de Saúde em hospitais. 

A vacinação ocorrerá apenas no Seleta, localizado na Rua Dolor Ferreira de Andrade,270 Amanbaí, das 07h30 às 17h.

Com falta de novas doses dos imunizantes contra a Covid-19, idosos que iriam receber a segunda aplicação hoje devem aguardar a chegada de uma nova remessa. Apesar da falta de doses para os idosos, amanhã a vacinação em Campo Grande continua.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os idosos não receberão a segunda dose devido ao atraso no recebimento de insumos para fabricação da vacina CoronaVac pelo Instituto Butantan.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »