22/04/2021 às 18h11min - Atualizada em 22/04/2021 às 18h11min

Projetos e recursos trazem avanços na agricultura de Costa Rica

O fortalecimento do agronegócio em Costa Rica é foco das ações da Prefeitura Municipal para aumentar a oferta de mão de obra e oportunidades

Da Redação
Assecom Costa Rica
Prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves. (Divulgação)

O fortalecimento do agronegócio em Costa Rica é foco das ações da Prefeitura Municipal para aumentar a oferta de mão de obra e oportunidades. A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento trabalha para a implantação do “Agrorica”, a mais importante ação de crescimento da agricultura no município. 

Em reunião com o deputado Vander Loubet, o prefeito Cleverson Alves, juntamente com a secretária de Agricultura Suelen Furquin, apresentou solicitações para emendas voltadas à agricultura familiar e instalação de pontos de venda e estufas, ações que contam com o apoio do deputado federal. 

“Precisamos valorizar e reconhecer o trabalho dos trabalhadores da agricultura familiar e desenvolver sua área de atuação para que tenhamos mais oportunidades em Costa Rica”, explica o prefeito Cleverson Alves do Santos. 

A Secretaria de Agricultura iniciou trabalhos e ações focados para a agricultura familiar. “Quando iniciamos os trabalhos havia muito o que fazer, o setor estava desativado. O “Agrorica” servirá para mudar isto e ativar todas ações possíveis”, revela a secretária Suelen.

Parcerias

O deputado federal Vander Loubet detalhou várias parcerias possíveis, inclusive a implantação de centro de comercialização da agricultura familiar e emendas parlamentares que viabilizem equipamentos e um programa de estufas para o plantio. 

“O fortalecimento da agricultura familiar é o objetivo correto neste período que passamos e seremos parceiros de Costa Rica para isto”, comentou o deputado. 

O Projeto AgroRica tem por objetivo promover o aumento da produção de leite e a produção de alimentos, através de programas a serem executados garantindo o aumento da produção e a geração de renda. 

Entre os seus objetivos específicos estão de desenvolver ações conjuntas com vistas ao desenvolvimento do programa entre a Prefeitura Municipal de Costa Rica e os produtores rurais cadastrados no projeto, ao melhoramento genético do rebanho leiteiro, aumento da produção de alimentos, diversificação da produção, aumento de renda dos produtores rurais, melhorar as condições de vida da população do meio rural, ofertar ao consumidor produtos de qualidade e segurança alimentar. 

Além dos programas, a prefeitura irá fortalecer a Feira do Produtor e criar a Feira Itinerante, segundo Suelen Furquin.

“Nosso município tem muito a ganhar com a agricultura familiar em expansão e faremos de tudo para organizar e reativar este importante braço do agronegócio”, conclui o prefeito Cleverson Alves.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »