29/04/2021 às 10h27min - Atualizada em 29/04/2021 às 10h27min

Costa Rica e outras 57 cidades de MS têm toque de recolher das 21h às 5h

Medida foi tomada por conta da pandemia do coronavírus

Da Redação
MS TODO DIA

A atualização dos mapas de risco da Covid-19 em Mato Grosso do Sul, dentro do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), colocou Costa Rica e outras 57 cidades na bandeira vermelha, que significa grau de risco alto para infecções por coronavírus.

Conforme orientações do programa, esses municípios (veja abaixo) devem estabelecer a partir desta quinta-feira (29) toque de recolher das 21h às 5h, em todos os dias da semana. Devem ainda permitir o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo risco.

As novas recomendações, incluindo o horário de restrição para circulação de pessoas, devem ser adotadas pelas cidades até 12 de maio. Nesse período, estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e demais lojas, devem encerrar as atividades às 21h.

Já serviços essenciais de saúde, transporte e outros constantes no Decreto 15.644, que não podem sofrer descontinuidade, estão autorizados a funcionar durante o horário de restrição, assim como o delivery de alimentos e medicamentos, mas devem respeitar regras de biossegurança.

Horário mais flexível

Na atualização anterior do Prosseguir, apenas Campo Grande e Itaquiraí estavam na bandeira cinza de grau de risco extremo para a Covid-19. Com a melhora no desempenho dentro do programa, as duas cidades voltaram à bandeira vermelha e terão toque de recolher menor - das 21h às 5h, antes era das 20h às 5h.

Estão na bandeira vermelha do Prosseguir as cidades de Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anaurilândia, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande e Caracol.

Além delas, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corguinho, Costa Rica, Dourados, Dois Irmão do Buriti, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Itaquirai, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Maracajú e Miranda.

E também Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Sonora, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »