21/05/2021 às 14h48min - Atualizada em 21/05/2021 às 14h48min

"A cada dia vamos precisar de 30 novos leitos de UTI", diz Resende sobre aumento de casos

Secretário de Saúde disse que vacinação avança a passos lentos, enquanto novos casos têm recordes

Glaucea Vaccari , Naiara Camargo
Correio do Estado

O aumento no número de casos confirmados da Covid-19, que registrou novo recorde nesta sexta-feira (21), preocupa a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, especialmente pelo risco de colapso no sistema de Saúde.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, dos casos confirmados, uma boa parcela precisa de internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não há leitos disponíveis.

Boletim epidemiológico divulgado hoje aponta que o Estado tem 98% dos leitos públicos de UTI ocupados, enquanto na rede privada a taxa de ocupação está em 85%.

“Se levarmos em consideração que, de cada 100 casos, dois vao precisar de leitos de UTI, a cada dia vamos precisar de 30 novos leitos de UTI em uma situação que já estamos no limite máximo da capacidade de leitos”, disse Resende.

Últimas Notícias

São 1.143 pessoas hospitalizadas atualmente no Estado, sendo 647 em leitos clínicos e 496 em leitos de UTI.

Além disso, há 202 pessoas na fila de espera, aguardando por uma vaga de leitos de UTI em todo o Mato Grosso do Sul.

O secretário destacou ainda que a vacinação, que é o meio principal de proteger a população e desacelerar a contaminação da Covid-19, ocorre de forma rápida no Estado, mas o quantitativo de doses de vacina ainda é pequeno.

Dessa forma, ele fez um apelo para que os sul-mato-grossenses mantenham as medidas de prevenção e biossegurança, especialmente o distanciamento social, uso de máscara e regras de higiene.

Quanto a vacinação, também é orientado que todas as pessoas que estejam dentro do grupo prioritário, procurem um posto de vacinação assim que chegar a sua vez.

“Estou fazendo esse alerta, porque a chama terceira onda está chegando”, afirmou Resende.

 

Boletim

Mato Grosso do Sul registrou, nesta sexta-feira (21), o maior número de casos confirmados desde o início da pandemia, com 1.942 confirmações nas últimas 24 horas.

Com isso, o Estado totaliza 273.261 casos confirmados e 6.382 mortes pela doença desde março de 2020.

Em isolamento domiciliar encontram-se 14.031 e os recuperados somam 251.705.

A média móvel de casos dos últimos sete dias é de 1.530,0 e a de mortes 31,4. A taxa de letalidade está em 2,3 e a de contágio em 0,99. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »