25/05/2021 às 09h25min - Atualizada em 25/05/2021 às 09h25min

'Inspiração e legado': políticos de MS falam sobre trajetória e lamentam morte de Cabo Almi

Nas manifestações, palavras de indignação e desejo de força aos familiares do parlamentar

Mayara Bueno
MIDIAMAX

Políticos de Mato Grosso do Sul lamentaram a morte do deputado estadual Cabo Almi (PT), vítima do Covid-19 aos 58 anos. Entre palavras sobre a trajetória do parlamentar e de indignação pela demora na vacinação que poderia salvar vidas, eles disseram que o Estado perde e desejaram força aos familiares.

"Nesta madrugada fria, acabo de receber a triste notícia do falacimento do meu companheiro de bancada na Assembleia Legislativa", começou o deputado Pedro Kemp (PT) - os dois formavam a bancada petista na Casa de Leis do Estado. "Sua morte poderia ter sido evitada, caso a vacina tivesse chegado mais cedo para imunizar a população".

Kemp relatou que os dois começaram juntos na política, como vereadores de Campo Grande, eleitos em 1996. Ele cita o colega como 'homem simples, dedicado e responsável na atuação de parlamentar'. "Sempre aliado aos movimentos sociais, atencioso com as pessoas, trabalhador incansável, esposo amável e pai de família exemplar".

Também do PT, a vereadora Camila Jara disse que a morte do deputado reflete em perda para luta, para 'nossa cidade e nosso Estado'. "Um homem simples cuja missão aqui na terra sem dúvidas foi ajudar o próximo. Vá em paz companheiro! Cuida daí de cima de todos que ficaram por aqui, assim como sempre cuidou".

 

Airton Araújo, vereador de Campo Grande pelo Partido dos Trabalhadores, publicou em sua página no Facebook que não havia palavras para expressar a dor. "Realmente inacreditável. Descanse em paz meu companheiro". Na Câmara Municipal de Campo Grande, o parlamentar chegou a falar sobre o estado de saúde, sobretudo quando houve melhora. Pediu oração aos colegas para a recuperação do amigo do partido, quando o quadro se agravou.

Inspiração

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou que Cabo Almi deixa sua história para 'inspirar nossa geração'. "Menino de família de lavradores que vence, torna-se um líder político combativo, pragmático, íntegro nas suas convicções e que, eleição após eleição, via seu mandato renovar. Nossos sentimentos á família e aos muitos amigos e seguidores". 

Prefeito Marquinhos Trad (PSD) citou que Mato Grosso do Sul perde uma grande liderança e desejou força aos familiares. 

Deputado Márcio Fernandes, com quem Cabo Almi dividia o plenário da Assembleia Legislativa, também manifestou a tristeza pelo momento e disse que ele deixa sua marca na história da política sul-mato-grossense. "Deixa um imenso legado a democracia e era um grande líder".
 
Dois dias antes da internação, em 5 de maio, ele foi diagnosticado com a doença causada pelo novo coronavírus, assim como a esposa, a nora e um dos filhos. Ele começou o tratamento em casa, mas precisou ser intubado após uma piora no quadro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »