29/06/2021 às 18h12min - Atualizada em 29/06/2021 às 18h12min

MS deve ter queda de casos de covid em julho se conseguir blindar variante indiana

Infectologista afirma que baixa cobertura vacinal não garante eficácia no controle da cepa indiana

Gabriel Maymone
MIDIAMAX
Nova variante mais transmissível pode já estar circulando em MS - Reprodução
Nos últimos boletins da covid divulgados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) desde a semana passada é informada a queda no número de casos e óbitos em Mato Grosso do Sul. Conforme especialistas, o cenário deve ser de queda da doença no Estado. Porém, a variante Delta pode ser a 'pedra no sapato'.

Conforme o médico infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Júlio Croda, com o avanço da vacinação, podemos esperar uma queda acentuada no número de casos da covid no próximo mês, seguindo a tendência dos últimos dias de junho. "O cenário é de queda no número de casos, sim. Ainda mais com o avanço da vacinação", explica.

Entretanto, há a preocupação da variante Delta, que já teve os primeiros casos confirmados no Brasil e duas mortes, inclusive em uma moradora de Apucarana, no Paraná, que fica a 260 km da divisa com MS. A mutação identificada na Índia pode estar circulando por todo o país, inclusive em Mato Grosso do Sul. A variante Delta é, pelo menos, 2 vezes mais transmissível do que a P1 (Gama) e, consequentemente, mais letal.

"Se a variante [Delta] se tornar predominante [pode ter aumento de casos], pois não temos a cobertura vacinal alta, em torno de 70% a 90% [com as duas doses]. Somente com a cobertura de vacinados alta que vamos ter tranquilidade para enfrentar a nova variante", observou


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »