30/06/2015 às 16h24min - Atualizada em 30/06/2015 às 16h24min

Obras da Ceasa da região da Grande Dourados começam a ser planejadas

Agraer Comuincação - Agraer Comunicação

 

            Campo Grande (MS) – Nova Central de Abastecimento de Alimentos (Ceasa) da Grande Dourados deve entrar em funcionamento no ano de 2016. O anúncio foi feito, nesta terça-feira (30), pelo diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, em entrevista ao Programa RC 380, da Rádio  Cultura AM.

          Segundo o diretor da Agraer, os acordos entre o executivo Estadual e o Municipal já foram firmados e as articulações seguem a todo vapor para que as obras sejam iniciadas. “As parcerias estão ocorrendo para que até o fim do ano seja feita a solicitação para operação civil no canteiro de obras. Tudo estudado para que a Ceasa esteja operando no próximo ano”, garantiu Felini.

          O projeto da nova Ceasa já é visto com bons olhos pelo pequeno produtor da Grande Dourados e região, visto que estimulará a produção e comércio local de frutas, legumes e verduras, afirma Felini. “Hoje só temos uma única Ceasa em MS. Precisamos mudar esse quadro e a implantação de uma Central em Dourados vem justamente aproximar o consumidor das famílias agrícolas, ou seja, com mais uma unidade de alimentos você diminui a necessidade de atravessadores e permite que o homem do campo comercialize diretamente”.

          O complexo será construído pelo executivo Estadual, em uma área de quatro hectares, doada pela Prefeitura Municipal de Dourados.   O terreno foi escolhido, estrategicamente, próximo a uma das saídas da cidade, para facilitar o escoamento da produção. O projeto está orçado em R$ 5 milhões.     

Qualidade - Selo SIM  

           Para viabilizar ainda mais o atendimento da produção de alimentos em Dourados e cidades próximas, cerca de 38 municípios, Enelvo Felini, explica que outras medidas estão sendo tomadas pela Agraer. “Já estamos em estudos para viabilizar o selo SIM [Sistema de Inspeção Municipal] nos 79 municípios sul-mato-grossenses. Em janeiro, quando assumimos a Agência constatamos que só 15 cidades tinham essa certificação - que representa a regulamentação para poder produzir e comercializar em seu município. O selo agrega valor a mercadoria e dinheiro na mão do produtor”.

 Ceasa de Campo Grande

           Outra iniciativa da Agraer para o fomento da agricultura familiar foi a disponibilização de um técnico para o  atendimento de cooperativas e assentados no Ceasa da Capital. “Nei Salviano é o nosso profissional que está sendo o responsável em fazer a negociação entre o produtor, Ceasa e comprador. Agora, o pavilhão da Agricultura Familiar conta todo dia com 20%, 30% de alimentos de famílias agrícolas e antes não existia isso”, contou Felini.

Redução de Custos

           A redução em 5% do ICMS sobre o óleo diesel foi outro ponto apontado durante a entrevista. “A lei sancionada por Reinaldo Azambuja que deu baixa de 17% para 12% sobre o imposto do combustível repercute amplamente na Agricultura Familiar. Com a decisão do governador, o produtor vai gastar menos e, consequentemente, seu produto conseguirá ser mais competitivo frente aos alimentos que vem  de outras regiões. Éramos o estado do Centro-Oeste com maior tarifa sobre o diesel. Isso prejudica o pequeno produtor”.

           Ao final, o diretor da Agraer reforçou o compromisso do executivo Estadual com o homem do campo. “Nossa gestão segue baseada nos cinco eixos estabelecidos pelo governador Azambuja, são eles: leite, psicultura, irrigação, hortifrutigranjeiro e recuperação de áreas degradadas. Governância e comprometimento são as bases de nossa gestão durante estes quatro anos”, concluiu.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »