22/07/2021 às 15h24min - Atualizada em 22/07/2021 às 15h24min

Há uma semana, 38 municípios de Mato Grosso do Sul não registram óbitos por Covid-19

Resultado é devido a ampliação da vacinação e medidas restritivas adotadas

Alex Nantes
Correio do Estado

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), de 14 a 21 de julho, 38 municípios de Mato Grosso do Sul não registraram óbitos em decorrência da Covid-19. 

Entram nesta lista os municípios de Alcinópolis, Anaurilândia, Bandeirantes, Brasilândia, Caarapó, Caracol, Corguinho, Camapuã, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Fátima do Sul, Figueirão, Iguatemi, Itaporã, Japorã, Jateí e Jaraguari.

Além das cidades de Juti, Laguna Carapã, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rochedo, Rio Negro, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Selvíria, Sonora, São Gabriel do Oeste, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Conforme a pasta, a redução no número de mortos em todo o estado é em decorrência da ampliação da vacinação nos municípios e as medidas de restrições adotadas. 

O quadro reflete na queda de mais de 50% das mortes e casos de Covid-19 no estado em comparação ao mesmo período do mês anterior. A taxa de contágio do vírus, que ultrapassou 1,0 em junho, agora está em 0,84.

Além disso, os dados ainda mostram o cenário positivo de queda dos casos, internações e redução da taxa de contágio da doença em Mato Grosso do Sul.

A melhora nos números começou a refletir na classificação das cidades por cores de bandeira, com a maioria em bandeira laranja, que representa grau de risco médio de contaminação.

Segundo o boletim do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) divulgado na quarta-feira (21), Campo Grande permanece no grau de risco alto, na bandeira vermelha, mas Mato Grosso do Sul não tem municípios no grau extremo, pela segunda quinzena consecutiva.

Mato Grosso do Sul é o primeiro estado em relação à classificação de vacinação em todo o país. Segundo o Vacinômetro, até o momento 29% da população do estado já está completamente vacinada.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »