20/08/2021 às 12h54min - Atualizada em 20/08/2021 às 12h54min

Investigado por 'ameaçar a democracia', Sérgio Reis está proibido de se aproximar da Praça dos 3 Poderes

Cantor teria incitado atos contra ministros do STF

Gabriel Maymone
MIDIAMAX
CLEIA VIANA/CÂMARA DOS DEPUTADOS

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, proibiu o ex-deputado federal Sérgio Reis de se aproximar da Praça dos 3 Poderes, em Brasília. O cantor e o deputado Otoni de Paula são alvos de investigação da PF (Polícia Federal) nesta sexta-feira (20) com objetivo de "apurar o eventual cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes".

Além disso, o cantor também deve se manter afastado por 1 km dos senadores da República. Segundo o magistrado, o objetivo é evitar a prática de infrações penais e preservação da integridade física e psicológica dos ministros, parlamentares e servidores que ali trabalham, bem como do público geral que frequenta e transita nas imediações.

O deputado Otoni de Paula pode circular pelo local, uma vez que atua como parlamentar e precisa frequentar esses espaços.

Investigação da PF

"A Procuradoria Geral da República sustenta que postagens e vídeos publicados nos últimos dias demonstram que Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido pelo apelido “Zé Trovão”, Sérgio Reis (nome artístico de Sérgio Bavini), Eduardo Oliveira Araújo, Wellington Macedo de Souza, Antônio Galvan, Alexandre Urbano Raitz Petersen, Turíbio Torres, Juliano da Silva Martins, Bruno Henrique Semczeszm e o Deputado Federal Otoni Moura de Paulo Júnior têm convocado a população, através de redes sociais, a praticar atos criminosos e violentos de protesto às vésperas do feriado de 7/9/2021, durante uma suposta manifestação e greve de 'caminhoneiros'", descreve trecho da decisão.

Nas gravações, Sergio Reis diz que os caminhoneiros vão parar o país em setembro se o Senado não retirar alguns dos ministros do STF. "Se em 30 dias não tirarem aqueles caras nós vamos invadir, quebrar tudo e tirar os caras na marra. Pronto. É assim que vai ser. E a coisa tá séria", declara o artista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »