01/09/2021 às 17h49min - Atualizada em 01/09/2021 às 17h49min

Sul-mato-grossense conquista ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Evento tem o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pelas ciências

Ranziel Oliveira
MIDIAMAX
REPRODUÇÃO DA MATÉRIA

O Mato Grosso do Sul conquistou um ouro na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). Representado pelo estudante do 3º ano do ensino fundamental, em Três Lagoas, Matheus Martins conquistou o primeiro lugar e tirou nota 10 no exame. As provas ocorreram em maio, os resultados saíram no fim de julho e a premiação oficial está prevista para o mês de novembro.

O evento tem como propósito fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins de uma maneira lúdica e cooperativa. Além dos próprios estudantes, a OBA mobiliza professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais, escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, clubes de Astronomia, museus de ciências e outros locais que tratam desse universo.

Matheus Martins, que conquistou o ouro e gabaritou a prova, comentou sobre a ampliação dos seus conhecimentos. “Adorei participar da OBA tendo em vista o meu grande interesse e deslumbramento pela Lua, pelo sol e pelas estrelas no céu. Realizo na internet pesquisas sobre os satélites e os planetas do sistema solar”, conta Martins.

A OBA é realizada anualmente pela SAB (Sociedade Astronômica Brasileira), em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira), entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e do ensino médio. Na edição 2021, os participantes puderam fazer os exames de forma virtual ou presencial.

As provas foram compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e do médio e divididas em quatro níveis (nível 1: 1º ao 3º ano do fundamental; nível 2: 4º ao 5º ano do fundamental; nível 3: 6º ao 9º ano do fundamental e nível 4: ensino médio).

Os alunos do 9º ano que obtiveram notas maiores ou igual a nove e todos os alunos do ensino médio que tiraram notas maiores ou igual a sete foram convidados a participar do processo de seleção das equipes internacionais visando a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »