02/09/2021 às 08h55min - Atualizada em 02/09/2021 às 08h55min

​Com inauguração de busto de pioneiro, administração municipal mira o futuro sem esquecer o seu passado de lutas e conquistas.

Virgílio José Carneiro foi homenageado em avenida que leva o seu nome.

Aldo de Oliveira
Virou Noticias Ms/ com informações jornal Norte News
Foto Regional Ms

No final da tarde desta terça-feira 31/08 o prefeito municipal Dalmy Crisóstomo  juntamente com o vice prefeito Valter Roniz, secretários e vereadores prestaram uma justa homenagem ao senhor  Virgílio José Carneiro, um dos mais importantes desbravador do município de Alcinópolis MS.

Autoridades e familiares do homenageado

O grande feito do homenageado teve inicio no mês de janeiro de 1953  quando liderou  os fazendeiros da região para juntos abrirem a primeira estrada de terra para ligar a região que viria a se tornar o município de Alcinópolis ao estado de Goiás e dessa forma dar inicio ao desenvolvimento local. 

Virgilio foi também o proprietário do primeiro veiculo a rodar na estrada, por eles aberta com muita luta e perseverança, pois o inicio do que se tornaria a estrada, foi feita com enxadão e machado, o veiculo adquirido foi um caminhão negociado na cidade de Barretos SP. 

Escultor João Xavier, presidente do legislativo vereadora Isabel de Souza Silveira e prefeito municipal Dalmy Crisóstomo

De posse do caminhão faltava aprender a dirigir e para isso um chofer da cidade de Mineiros GO permaneceu alguns dias na propriedade de Virgílio dando instruções sobre direção veicular.

Conforme a narrativa de pessoas que testemunharam  a façanha – a primeira viagem até a cidade de Mineiros, foi marcada e todos os colaboradores foram convidados, e a primeira parada foi na fazenda do senhor Sebastião Filisbino onde já esperavam as famílias de Pio de Almeida, Américo Leite, Joaquim Pereira França, Pedro Barbosa, Manoel Barbosa, Manoel Fernandes, Olegário Barbosa da Silveira e tantas outras que somando aproximadamente 50 pessoas.

Pronto, estava dado o pontapé inicial para o desenvolvimento da Região e a chegada de famílias de todas as partes do Brasil em busca de oportunidades e de um lugar tão especial para se viver.


Presentes na inauguração, familiares de Virgilio Jose Carneiro (filhos, filhas, netos e netas) representados pelo neto Fernando Carneiro agradeceram ao prefeito municipal e as autoridades por tão importante reconhecimento, o busto esculpido pelo escultor 
João Xavier foi instalado no inicio da Avenida Virgílio José Carneiro, próximo ao Sindicato Patronal Rural.

Nota da redação: conforme informação da assessoria do deputado Dagoberto Nogueira tramita no Congresso Nacional um projeto de Lei de sua autoria que devolve o nome de Virgilio José Carneiro a BR 359, uma vez que um projeto anterior deu outro nome a essa BR que é o símbolo da luta dos desbravadores da região.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »