09/09/2021 às 09h45min - Atualizada em 09/09/2021 às 09h45min

Em Coxim Deputado Dagoberto reúne se com prefeito Edilson, vereadores e líderes sindicais

O Deputado afirmou que estará intercedendo junto ao governo do estado e ministra Teresa Cristina para reabertura do frigorífico JBS instalado no município.

Da Redação
Mìdia 1 MS
Cumprindo agenda na Região Norte do Estado o deputado Dagoberto Nogueira se reuniu com o prefeito municipal de Coxim Dr. Edilson, presidente do legislativo William Meira, vereadores e diretoria do Simdmassa- Sindicato dos empregados da JBS de Coxim.
 
Na oportunidade o deputado fez um balanço de suas ações no município e ouviu do prefeito municipal que a sua gestão esta voltada para apoiar aqueles que ajudam Coxim com emendas e investimentos, mesma posição adotada pelo chefe do legislativo, William Meira que pediu que o parlamentar federal fosse o portador de um abraço Coxinense ao ex deputado João Leite Schmidt.

Dagoberto recordou de seu empenho como relator do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) para colocar no orçamento federal a emenda em favor da pavimentação da BR 359. O parlamentar contou que no lançamento da obra, foi questionado pelo Bispo Dom Antonino: “se a tão esperada obra sairia do papel?” e que quando da entrega da obra lembrou o bispo de sua cobrança. A obra custou aos cofres públicos aproximadamente 265,6 milhões de Reais. Na época, 2012, a BR 359 era a única rodovia federal que não era asfaltada em Mato Grosso do Sul.

Falando por todos os presentes, Edilson Magro afirmou que a necessidade imediata do município é a reabertura do frigorífico da JBS, enfatizando que o fechamento do mesmo trouxe demissões de aproximadamente 240 funcionários. Dagoberto foi informado que o que dificulta a abertura da empresa é que o atual arrendatário (JBS) não tem interesse em sua reabertura e que a empresa paga o aluguel para mantê-lo fechado, alegando que a região não possui matéria prima para o bom funcionamento. Essa tese foi contestada pelos presentes que informaram a compra de bovinos da região por frigoríficos instalados em outras cidades.

Ao ouvir a solicitação o parlamentar afirmou que encontrou esse mesmo problema em Paranaíba e obtiveram êxito na negociação para reabertura, Dagoberto se comprometeu em interceder junto ao Governo do Estado e Governo Federal, via ministra Teresa Cristina, para juntos negociarem com a JBS a reabertura do frigorífico e se a mesma se mostrar contraria solicitação que libere a planta para que outra empresa se instale no local.
 
Falando sobre a possibilidade de gerar mais empregos o parlamentar lembrou que quando secretário de produção do estado tentou trazer grandes empresas para se instalarem na região, mas tanto a legislação ambiental como a alíquota do ICMS igual para todo o estado afastaram investimentos e para que isso aconteça tem que haver uma alíquota diferenciada para cada região, pois “nenhuma empresa visando lucro, deixa de se instalar próximos aos grandes centros para se instalar por aqui”.

Após a reunião na prefeitura o deputado, acompanhado pelo prefeito municipal, visitou a radio FM Pantaneira concedendo entrevista ao programa do locutor Malaquias se colocando mais uma vez à disposição da cidade. Dagoberto afirmou que tem um carinho especial pela cidade de Coxim.

Já no final da tarde, o parlamentar se reuniu novamente com a diretoria e associados da SindMassas para discutirem estratégias para reabertura do frigorífico pois como ele  frisou 240 postos de serviços se torna sustento para 240 famílias e essa situação tem que ser contornada para o bem do município.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »