15/09/2021 às 21h15min - Atualizada em 15/09/2021 às 21h15min

Alcinópolis avança com resultados positivos no Projeto de Integração Lavoura-Pecuária

Os resultados solidificam o potencial produtivo da região para o plantio da soja.

Aldo Oliveira
Foto: Divulgação
A apresentação dos resultados foi intermediada pela Secretária Municipal de Desenvolvimento, Sra. Bruna Barbosa e aconteceu nesta quarta-feira (15) às 09h na Câmara Municipal. 

A reunião contou com a presença de representantes de vários segmentos, da Fundação Chapadão, de vereadores, e da cobertura da imprensa local e ganhou repercussão nas redes sociais através da transmissão ao vivo pelo Facebook. 

Dalmy Crisóstomo deu boas vindas aos presentes e disse estar muito otimista com os resultados, pois o projeto de integração lavoura-pecuária, além de ser direcionado para a recuperação de solo degradados, alguns com pastagem com quase “cinquenta anos”, locais no qual o solo  “já ofereceu o tinha para oferecer”, onde anteriormente cabiam “duas ou três cabeças de vaca, hoje não está cabendo uma” como explicou o Prefeito, provaram ser perfeitamente viável o cultivo da soja na região.

 
O Gestor ainda relatou as dificuldades no início do projeto, destacando o fator climático, como um possível entrave para o cultivo da soja: “no começo sofremos um pouco” disse Dalmy, mas o empenho e a vonta-de de fazer dar certo, levou toda a equipe a se empenhar e os resulta-dos que demostraram o potencial produtivo da região apareceu, asse-gurando que plantar soja na Região é tecnicamente possível.  
“A gente acreditou muito [desde o início], a gente apostou muito. [Agora a gente tem a certeza] que da maneira em que as coisas estão, temos a garantia da possibilidade [do plantio da soja na nossa região]” (Dalmy Crisóstomo).

Ilton Hernchsenpresidente da Fundação Chapadão, lembrou que o projeto não vai substituir a pecuária, mas “vai agregar valor ao produtor”. O método de plantio através do consórcio de soja com pastagens objetiva a proteção do solo, pois a integração desses cultivos auxilia na retenção da umidade do solo em anos de baixa pluviometria e em tempo de alta, tem o efeito de não se permitir seu encharcamento. As raízes e rotação das culturas descompacta o solo, melhorando sua aeração e nutrição devolvendo a ela a vida e texturas. 

Conforme explicou o Pesquisador Fábio da Fundação, o campo experimental produziu em média 40sc/há, uma excelente produção conforme disse, destacando que regiões como a de Paraíso das Águas  a média produtiva é de 60sc/ha. 

A atual gestão não tem medido esforços para buscar soluções que melhorem o setor agropecuário do município e a degradação das pastagens era uma grande preocupação, haja vista, a recuperação e correção de solos degradados demandam tempo e recursos e nem sempre o produtor dispõem dos recursos necessários. O site Virou Notícia MS parabeniza a todos pelo empenho e pela conquista de tão importante projeto para a nossa cidade.

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »