A Semed (Secretaria Municipal de Educação) publicou hoje (21) resolução que cria um grupo de especialistas para atender alunos com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem, na rede municipal de ensino.
Conforme a secretaria, o grupo funciona desde 2018, mas a resolução foi publicada para regulamentar o trabalho dos especialistas. De acordo com a resolução, a secretaria fará processo seletivo simplificado para compor o grupo de atendimento psicopedagógico, que atenderá todas as unidades. Não foi divulgado ainda quantas vagas serão abertas.
O grupo terá somente professores com, pelo menos, um vínculo estável, que tenha especialização em psicopedagogia e formação pedagógica (licenciatura plena) e disponibilidade para lotação de até 40 horas por semana.
Conforme a resolução, os especialistas atuarão com metodologias diferenciadas que atendam às necessidades específicas dos alunos.
Requisitos - Para que o professor possa se inscrever no processo seletivo e atuar nas salas de atendimento psicopedagógigo tem que ter graduação na área da educação, com licenciatura plena; ter especialização latu sensu em psicopedagogia; ser efetivo na rede, portanto deverá ter terminado o estágio probatório e ter, pelo menos, um vínculo estável; identificar-se com o alunado e com a dimensão da proposta de atuação que envolve a função do profissional do atendimento psicopedagógico; ter disponibilidade para participar dos encontros de formação continuada, palestras, fóruns, cursos, lives e encontros oferecidos pela DEE (Divisão da Educação Especial) da Semed.
Atribuições - Os especialistas vão avaliar os alunos com dificuldades de aprendizagem, encaminhados pela unidade escolar; realizar o estudo de caso dos alunos com transtornos funcionais específicos, dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem, para subsidiar a elaboração e execução do plano de atendimento psicopedagógico; além de organizar o atendimento aos alunos na sala de atendimento psicopedagógico, quanto à quantidade e tipo de dificuldade, individual ou em grupo, com prioridade aos alunos com mais necessidade.
Também estão previstas atribuições de facilitar e mediar o uso dos recursos de tecnologia assistiva, para ampliar habilidades acadêmicas dos alunos e promover-lhes autonomia, participação e inclusão; estabelecer articulação com os professores da sala de aula regular e a família e orientá-los nesse processo; entregar relatórios; acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais, para elaboração de estratégias e disponibilização de recursos necessários ao bom desenvolvimento do aluno.
O profissionais também irão ministrar cursos, seminários, palestras, formações e eventos promovidos pela secretaria, quando solicitado e participar de cursos, seminários, palestras, formações e eventos.