22/09/2021 às 19h45min - Atualizada em 22/09/2021 às 19h45min

Com tendência de queda desde junho, média móvel de óbitos por Covid fica em 500 por 14 dias consecutivos

Última vez que isso ocorreu foi há quase um ano; redução dos números refletem o avanço da campanha de vacinação

Lucas Mamédio
MIDIAMAX
REPRODUÇÃO DA MATÉRIA

Com tendência de queda desde junho, a média móvel de óbitos pela doença segue na faixa de 500 por 14 dias consecutivos. Nesta quarta-feira (22), o Brasil registrou média móvel de óbitos em 519,21.

A última vez que isso ocorreu foi há quase um ano. “Observamos uma queda nos números da pandemia, além de um cenário mais arrefecido, o que tem pressionado menos o nosso sistema de saúde. Isso se deve à ampla campanha de vacinação que segue reafirmando a sua importância”, contou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Seguindo a mesma tendência estão os registros de casos em todo o país. Também em queda desde o mês de junho, a média móvel de novos casos chega a 23,82 mil. Ainda que os números da pandemia estejam em queda, as recomendações do Ministério da Saúde para evitar o contágio seguem indispensáveis. Entre elas estão o uso de máscara, limpeza das mãos e manter a distância segura.

“Hoje, sem dúvidas, a nossa principal arma é a vacina. Os imunizantes são seguros, eficazes e reduzem bastante casos graves como o risco de o paciente precisar de ser intubado ou até vir a óbito. Mas, mesmo assim, não podemos deixar de seguir os protocolos, pois seguimos em uma pandemia e eles continuam sendo essenciais no combate ao vírus”, disse o Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

Até o momento, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 287 milhões de doses de vacina Covid-19 aos estados e Distrito Federal. Desses, 224,9 milhões foram aplicadas sendo 142,6 milhões de primeira dose, o que corresponde a 90,2% da população adulta vacinada. Além disso, 82,2 milhões de brasileiros já completaram o esquema vacinal com a segunda dose ou dose única do imunizante.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »