24/09/2021 às 10h48min - Atualizada em 24/09/2021 às 10h48min

Outubro terá campanha para colocar carteirinha em dia em MS; confira lista de vacinas

Ao todo, serão 18 vacinas disponíveis em unidades de saúde em todo o Estado

Mylena Rocha
MIDIAMAX
Fernando Frazão/Agência Brasil

A campanha de multivacinação em crianças e adolescentes menores de 15 anos será realizada entre os dias 1ª e 29 de outubro em Mato Grosso do Sul. A campanha será uma oportunidade para os pais atualizarem a carteirinha dos filhos. Ao todo, serão 18 vacinas disponibilizadas em todo o Estado. 

Com a pandemia e a preocupação com o coronavírus, a vacina contra outras doenças acabou sendo deixada de lado. Por isso, muitos pais não levaram os filhos para vacinar. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) explica que todas as unidades de saúde nos 79 municípios já estão abastecidas com as doses. 

A coordenadora estadual de vigilância epidemiológica, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, reforça que o principal objetivo é atualizar a caderneta. “Estamos bem esperançosos com esta campanha e pedimos aos pais que procurem as unidades de saúde”, afirma.

O dia D de mobilização nacional da campanha será realizado no dia 2 de outubro, um sábado. Conforme a SES, todos os municípios devem fazer mutirões para vacinação de crianças e adolescentes. A secretaria ainda alerta sobre a importância da imunização como uma forma de garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis como, por exemplo, da pólio, rubéola e da síndrome da rubéola congênita.

Quais vacinas estarão disponíveis? 

Para crianças: BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela, pneumocócica 23-valente (Pncc 23*) vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

Para adolescentes: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23) vacina indicada para população indígena.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »