15/10/2021 às 10h56min - Atualizada em 15/10/2021 às 10h56min

MS deve aplicar 3ª dose da vacina contra Covid em novos públicos apenas em 2022

Neste ano, Estado deve permanecer aplicando reforço em idosos, imunossuprimidos e profissionais da saúde

Mariane Chianezi
MIDIAMAX
REPRODUÇÃO DA MATÉRIA

Enquanto Mato Grosso do Sul segue com a campanha de vacinação contra a Covid-19, com mais de 3,2 milhões de doses aplicadas e 80% da população maior de 18 anos completamente imunizados, o Estado pode ter aplicação de 3ª dose para outros públicos somente em 2022.

Conforme disse o secretário de Governo, Eduardo Riedel, durante live do Prosseguir nesta sexta-feira (15), o foco do Estado é seguir com a vacinação da 2ª dose e com a força-tarefa para identificar os moradores que não tomaram sequer a 1ª dose do imunizante.

No entanto, para o próximo ano, existe a possibilidade dos já imunizados com primeira e segunda dose tomarem o reforço. “É possível abrir para outros públicos. Os técnicos da Saúde discutem para 2022 e o Estado não vai medir esforços para seguir essas orientações. Mas no momento, a prioridade é a 2ª dose e identificar quem não tomou a 1ª”, disse Riedel.

3ª dose 

Até o momento, apenas idosos com mais de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais da saúde seguem tomando a 3ª dose da Pfizer, imunizante destinado para a dose de reforço. O vacinômetro do Painel Mais Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde) aponta que já foram usadas 221.740 doses destinadas à terceira aplicação. Dos idosos, 43,4% já tomaram a terceira dose.

Em Mato Grosso do Sul, 77% da população em geral já tomou pelo menos a primeira dose ou a vacina de dose única. De público totalmente imunizado — aqueles que tomaram a segunda dose ou dose única — MS soma 61,7%.

Outro dado positivo é que 80% da meta vacinável em MS, aqueles maiores de 18 anos e públicos prioritários, estão totalmente imunizados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »