26/08/2015 às 16h26min - Atualizada em 26/08/2015 às 16h26min

Mil agendamentos são realizados na manhã de lançamento do Projeto OdontoSESC

“Tínhamos uma previsão de que a procura seria grande, mas mil agendamentos em apenas um dia, superou as expectati​v​as”, afirmou o prefeito Aluizio São José que agradeceu a confiança que a população coxinense tem depositado na atual administração.

ASCOM/PMC
Fotos: ASCOM/PMC

Cerca de mil agendamentos foram realizados no lançamento do OdontoSESC, na manhã desta terça-feira (25) superando todas as expectativas da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal da Saúde.

O projeto OdontoSESC ficará até fevereiro de 2016 em Coxim é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e o SESC, cujo objetivo é oferecer acesso ao serviço odontológico gratuito, principalmente àquelas pessoas que não podem custear um tratamento de qualidade.

Durante o lançamento do Projeto OdontoSESC, o secretário municipal de Saúde, Rogério Souto fez uma retrospectiva de como era a situação do serviço odontológico prestado em 2013. “Iniciamos a atual administração com apenas um consultório odontológico funcionando. Muitos estavam parados por falta de compressor. Sem contar nas cadeiras odontológicas estragadas ou ainda nas unidades em via de interdição pelo Ministério Público”.

Rogério pontuou ainda que de lá para cá muita coisa mudou. Foi reorganizada a Coordenadoria da Saúde Bucal, com a nomeação da dentista Thais Gondim que realizou um minucioso diagnóstico da saúde bucal em Coxim. “A partir deste diagnóstico iniciamos o planejamento das ações a serem executadas em curto, médio e longo prazo. Iniciamos o trabalho retirando os compressores da Zona Rural e trouxemos para a área urbana, enfrentando inúmeras críticas, mas com a certeza que assim poderíamos atender mais pessoas”.

Na sequência a prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde adquiriu equipamentos por meio de emendas parlamentares, em parceira com a Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde.

“A Unidade Jorge Ritt foi readequada para que os atendimentos odontológicos pudessem ser iniciados. Ainda foram licitados novos equipamentos e o serviço de manutenção dos equipamentos. Também foram iniciadas obras importantes que permitiram ampliar a oferta de serviços odontológicos e assim atingirmos 100% de abrangência populacional, ou seja, ter condições de atender toda a nossa população”, explicou o secretário municipal de Saúde.

De acordo com o prefeito Aluizio São José já foram investidos mais de R$ 230 mil só em Saúde Bucal, triplicando o atendimento oferecido à população de Coxim. “As conquistas são várias: substituição de todas as cadeiras odontológicas do Centro de Especialidade Odontológica – CEO. Troca de todos os compressores por equipamentos de maior desempenho, colocando fim ao drama de compressores que ficavam mais estragados do que em funcionamento; aquisição de instrumentais, equipamentos de Raios-X; Autoclaves; implantação de mais uma equipe da Saúde da Família com equipe de Saúde Bucal; entre tantas outras conquistas”, enumerou o prefeito.

A Unidade de Saúde Básica do Santa Maria também foi beneficiada com a implantação de mais uma equipe de Saúde Bucal, que após a ampliação e construção de mais um consultório odontológico, conta com duas equipes de saúde bucal.

Já em fase de conclusão a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas irá ampliar o número e o conforto no atendimento aos pacientes.

O prefeito Aluizio São José fez questão de agradecer ao presidente do Fecomércio MS (SESC, SENAC e IRF), Edison Araújo e a diretora-regional do SESC, Regina Ferro pela parceria estabelecida com a Prefeitura Municipal. “Graças a esta parceria poderemos oferecer um tratamento odontológico a milhares de coxinenses que ainda receberão noções de como manter a higiene bucal”.

A meta é realizar 1200 tratamentos odontológicos, o que corresponde à realização de 7,2 mil consultas no período de permanência do Projeto OdontoSESC em Coxim, ou seja, seis meses. Já para as ações educativas, a expectativa é realizar atividades em todos os bairros da cidade alcançando pelo menos 12,5 mil pessoas beneficiadas com 14 mil atendimentos, segundo informações do presidente do Fecomércio de MS, Edison Araújo.

Os atendimentos na Unidade Móvel do OdontoSESC serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, no estacionamento do Hospital Regional. Os agendamentos continuarão sendo realizados no local, ou ainda nas Unidades Básicas de Saúde, porém em caráter de fila de espera. A não ser casos de urgência que continuarão tendo prioridade no atendimento.

Serviços – Dentre os serviços oferecidos pelo OdontoSESC em Coxim estão: atendimentos de urgência, profilaxia, fluorterapia e selantes; em Dentística: Restauração em Resina Composta Fotopolimerizável e Restauração em Amálgama; em Periodontia: Raspagem Supra gengival, Raspagem Sub gengival e Splintagem; em Endodontia: abertura coronária, acesso, curativo intracanal e encaminhamento para CEO (Centro de Especialidades Odontológicas do Município); em Cirurgia: Exodontias simples em Decíduos, permanentes e remanescentes radiculares e em Diagnóstico por imagem: Radiografia Periapical e Radiografia BiteWing.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »