25/11/2021 às 11h36min - Atualizada em 25/11/2021 às 11h36min

Servidores descobrem que colegas fazem o mesmo e ganham muito mais com gratificação pessoal em MS

O penduricalho, supostamente usado para driblar transparência, seria mantido secreto até entre assessores

Da Redação
MIDIAMAX
(Ilustração sobre reprodução, Web)

Servidores públicos estão revoltadíssimos em Campo Grande com a descoberta de que colegas fazem exatamente as mesmas tarefas (às vezes até menos) e ganham muito mais com 'gratificação pessoal'. O penduricalho extremamente personalizado supostamente foi criado originalmente para driblar a transparência nos salários dos nomeados.

Como a descoberta aconteceu em órgão de Mato Grosso do Sul onde minoria tem concurso público no currículo, tem gente achando que a revolta pode dar dor de cabeça aos gestores. E, segundo contam, tudo começou com nomeado que só aparece no local de trabalho para jogar paciência no computador.

Assim, a folga do apaniguado irritou a equipe e acabou despertando curiosidade sobre quanto custa aos cofres públicos. Foi aí que veio a surpresa: outros nomes foram consultados com manobra para driblar todo mistério que cerca as tais gratificações pessoais e os valores revoltaram quem trabalha de verdade.

Gratificação Pessoal é identificada 'nome a nome'

Agora, tabelinha impressa às pressas corre de mão em mão e pode espalhar o descontentamento. De cara, dirigentes sindicais sempre pelegos ficaram expostos com os 'mimos' salariais que recebem da chefia.

Além disso, haveria já flagrantes de irregularidades como gratificação pessoal extrapolando em muito os 100% do salário base, que seria limite legal. Em alguns casos, servidores que aparecem no opaco portal da transparência do órgão recebendo 2 mil reais levariam mensalmente para casa quase R$ 11 mil.

Além de driblar a legislação da transparência pública, o dispositivo deixaria na mão de quem está na mesa das decisões a escolha nominalmente identificada dos agraciados. Ou seja, é o famoso 'escolhido a dedo', com identificação nome a nome e nenhuma listagem pública. 

Como oficialmente a justificativa legal é de que o adicional é 'concedido de acordo com a especificidade da função exercida, podendo ser de até 100% aplicado aos vencimentos do servidor', quem faz exatamente as mesmas tarefas teria direito a receber o penduricalho no mesmo patamar dos privilegiados, analizam os puxadores da pretensa revolta que tenta se espalhar gabinetes afora.

Sabendo de algo que MS precisa saber? Conta pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Você pode enviar flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões com total sigilo garantido pela lei.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »