08/12/2021 às 14h02min - Atualizada em 08/12/2021 às 14h02min

Mais de 200 mil doses da Janssen chegam a MS e começam a ser distribuídas aos municípios

Os 13 municípios da fronteira recebem 100 mil doses da vacina; Campo Grande fica com 33,2 mil doses

Mylena Rocha
MIDIAMAX
Breno Esaki/Agência Saúde

Depois de mais de 20 dias de espera, as vacinas da Janssen chegaram a Mato Grosso do Sul e já estão na rota para distribuição aos 79 municípios. As 200.200 doses da vacina chegaram na manhã desta quarta-feira (8), sendo que metade será distribuída para a região de fronteira em MS.

As doses começaram a ser distribuídas a partir das 13h30 na Ceve (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica) em Campo Grande. De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 100.030 doses da vacina Janssen serão distribuídas para os seguintes municípios de fronteira: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.

“Os demais quantitativos, 100.170 doses da Janssen, serão distribuídas proporcionalmente para os demais municípios do Estado para a imunização da população acima de 18 anos”, explicou o secretário estadual de saúde Geraldo Resende.

Resende explica que ainda faltam mais 37 mil doses, que serão enviadas nesta semana. “O Ministério da Saúde nos garantiu que até a próxima sexta-feira (10), deve nos encaminhar o quantitativo faltante. Então, quem tomou a dose única da Janssen vai poder tomar a dose de reforço em um curto espaço de tempo em nosso Estado”, garantiu.

Entre os municípios mais populosos na fronteira, Corumbá vai receber 26.400 doses da Janssen e Ponta Porã 39.020. Fora da lista da fronteira, Campo Grande vai receber 33.240 doses do imunizante, além de Dourados com 10.095 doses e Três Lagoas com 6.095 doses.

Campo Grande prepara calendário para reforço com Janssen

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que assim que as doses para Campo Grande forem encaminhadas, o calendário de vacinação para a dose de reforço será divulgada. Ainda sem definição de qual público iniciará a imunização, a secretaria adiantou que as doses estão disponíveis nos mesmos locais onde seguem as aplicações das demais vacinas. Nesta quarta-feira, 43 unidades vacinam os moradores.

Dados do Vacinômetro da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontam que 10,10% da população foi vacinada com a Janssen, considerando a população apta a vacinar, ou seja, a partir dos 12 anos. Campo Grande foi a cidade que mais aplicou doses da vacina, foram 45.539 pessoas vacinadas. Agora, a cidade precisa receber o mesmo quantitativo de doses para conseguir aplicar a 2ª dose na população.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »