17/12/2021 às 13h50min - Atualizada em 17/12/2021 às 13h50min

Sistema segue fora do ar e MS não atualiza dados de covid há uma semana

A última atualização de dados ocorreu no dia 10, antes do ataque hacker ao Ministério da Saúde

Mylena Rocha
MIDIAMAX
Marcos Ermínio/Midiamax

Mato Grosso do Sul segue sem atualizações de dados sobre casos e mortes por covid, depois do ataque hacker que derrubou o sistema do Ministério da Saúde. Com o sistema hora do ar, municípios não conseguem registrar as informações e, pela terceira vez, o boletim epidemiológico não será publicado. Além de MS, há mais três estados que também não conseguiram atualizar dados.

Sem dados, a live da SES (Secretaria de Estado de Saúde) também não é realizada nesta sexta-feira (17). A última publicação de boletim epidemiológico de covid ocorreu no dia 10 de dezembro, há uma semana.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou no início da semana que, em razão dos ataques aos sistemas do Ministério e, principalmente, ao e-SUS Notifica VE, o boletim não pode ser publicado. “Os dados sobre os casos de COVID-19 não foram atualizados pelos municípios por não conseguirem acessar o sistema e fazer as respectivas notificações. Desta forma, inviabiliza a realização da live do Coronavírus”, informou.

Tradicionalmente, a live da SES é realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras em Mato Grosso do Sul. A transmissão acontece com a presença do secretário Geraldo Resende, da secretária adjunta Crhistinne Maymone e do assessor técnico coronel Marcello Fraiha. As lives acontecem desde o início da pandemia, com o objetivo de divulgar dados e conscientizar sobre a covid. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »